Carlos Gomes lança Frente Parlamentar para debater reciclagem

Carlos Gomes lança Frente Parlamentar para debater reciclagem

Colegiado foi instalado nesta quinta-feira (11), na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB-RS), a Câmara dos Deputados lançou, nesta quinta-feira (11), a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, em evento que contou com a presença de parlamentares, representantes de cooperativas, de indústrias e de órgãos públicos que promovem ações de incentivo ao setor.

“A Frente será o fórum de articulação entre todos os atores da reciclagem. Nosso principal objetivo é fomentar o crescimento dessa cadeia produtiva, que tem grande potencial econômico e sustentável”, destacou o parlamentar, que apresentou o colegiado como espaço para a criação, o debate e o encaminhamento de políticas que contribuam para o desenvolvimento da reciclagem.

A representante da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), Raimunda Ribeiro, reivindicou a inclusão dos trabalhadores nas discussões sobre o tema. “Somos agentes ambientais capacitados pela experiência da lida cotidiana. Queremos ser consultados sobre as decisões que afetam diretamente a nossa fonte de renda”, disse.

Para o presidente da Associação de Recicladores de Embalagens Pet do Rio de Janeiro (Abrepet), Edson Freitas, a falta de incentivos fiscais tem contribuído para estagnar o setor. “Infelizmente, no Brasil só se recicla o que dá retorno financeiro. Somos campeões na reinserção nas linhas de produção de alumínio e garrafas pet, matérias com alto valor de mercado, em compensação existem outros resíduos que são rejeitados em razão do baixo preço que são comercializados”, declarou.

O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) alertou para a instalação de aterros sanitários sobre lençóis freáticos, ao lembrar do funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), em Seropédica, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, onde está o aquífero Piranema. “As descargas de lixo contaminam a água que serviria para o abastecimento da população”, alertou.

Carlos Gomes destacou que a organização da Frente em cinco vice-presidências tem a pretensão de facilitar o monitoramento do setor nos estados e descentralizar as ações. “Realizaremos encontros em todas as regiões brasileiras, para ouvir e encaminhar ao Poder Público as demandas locais”, explicou.

Texto: Ascom / deputado federal Carlos Gomes
Foto: Ricardo Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest