Carlos Gomes homenageia os 50 anos de fundação do IPUC

09_10_13_atuacao01_carlos_gomes_homenageia_fundacao_ipuc

Instituição é exemplo no ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (RS)– Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) homenageou os 50 anos do Instituto Pró-Universidade Canoense, o IPUC, localizado na cidade gaúcha de Canoas. O parlamentar destacou a importância das instituições de ensino e seu papel na formação de profissionais.

O IPUC é uma entidade privada mantida pela Associação Pró-Universidade Canoense-APUC, criada em 16 de outubro de 1963. Segundo Carlos Gomes, o nascimento dessa escola é um marco no ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O IPUC foi fundado pelo professor e ex-deputado Francisco Dequi e, inicialmente, se chamava Curso de Madureza Rui Barbosa. Na época, a escola trabalhava somente para preparar jovens maiores de 16 anos que desejavam concluir o ensino fundamental e médio através de testes chamados exames de madureza. Quando a sede foi transferida para a Guilherme Schell, em 1971, passou a ser conhecida como IPUC.

Em 1988, o curso de Auxiliar de Enfermagem marcou o início da formação profissional na escola. Hoje, o local oferece cursos técnicos, incluindo enfermagem e outros da área da saúde. Anos depois, em 1996, foram incorporados o Ensino Fundamental e Ensino Médio no IPUC. No ano seguinte, oferecia cursos de prótese odontológica, enfermagem, segurança do trabalho e informática, ainda em pleno funcionamento. Em 2000, foi integrado o curso de Radiologia Médica, primeiro a fazer parte da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC. Além disso, a instituição compreende Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, graduação de licenciatura em Letras, curso de especialização lato sensu em Neopedagogia da Gramática, em nível de pós-graduação.

Hoje, 1.837 alunos estão matriculados na instituição, que inclui também os cursos de Administração; Meio Ambiente; técnico em Comunicação Empresarial e técnico em Higiene Dental. Na educação à distância, o IPUC tem 1.200 alunos no Estado. “Para cumprir a demanda dos setores produtivos e de serviços, aposta em currículos atualizados e quadro docente de excelência” disse o parlamentar. A equipe da escola conta com 195 professores e 46 funcionários.

O deputado Carlos Gomes, que concluiu o Ensino Médio no IPUC, destacou a relevância da instituição para toda a comunidade canoense. Em reconhecimento ao seu trabalho como reitor, Francisco Dequi recebeu da Assembleia a Medalha da 53ª Legislatura.

Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Miki Breier (PSB), Ernani Polo (PP), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Jurandir Maciel (PTB) e Gerson Burmann (PDT).

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest