Carlos Gomes e Sergio Peres defendem a importação de tecnologias de reciclagem

Carlos Gomes e Sergio Peres defendem a importação de tecnologias de reciclagem

Republicanos participaram da 25ª edição da (IFAT) – Feira Internacional sobre Saneamento e Gestão de Resíduos e Recursos Materiais, em Munique

 

Alemanha – O deputado federal Carlos Gomes e o deputado estadual Sergio Peres, ambos do PRB Rio Grande do Sul, defenderam que o Brasil importe tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos. Os republicanos participaram da 25ª edição da (IFAT) – Feira Internacional sobre Saneamento e Gestão de Resíduos e Recursos Materiais, em Munique, na Alemanha.

A IFAT, que foi realizada de 30 de maio a 03 de junho, contou com três mil expositores de 60 países distribuídos em 17 pavilhões. Os parlamentares do PRB participaram de palestras sobre o manejo adequado do lixo e conheceram iniciativas de reciclagem como o equipamento que desmonta veículos antigos e os transforma em sucata pronta para ser utilizada pelas siderúrgicas, as unidades fixa e móvel de reaproveitamento de material de construção e a esteira que separa resíduos por meio de um leitor ótico e os classifica por material (plástico, vidro, papel). Gomes destaca que o emprego desta última máquina poderia abrir espaço nas cooperativas para que os catadores fossem qualificados a participar do processo de industrialização de produtos reciclados, o que, segundo ele, incrementaria a renda dos trabalhadores.

Os deputados lamentam a falta de motivação dos empresários do setor para implementarem no Brasil suas ações inovadoras. “Em contato com os investidores, ficou muito claro que a alta carga tributária do nosso país, além da dificuldade para obter financiamentos junto ao BNDES é um fator de entrave para a importação dessas tecnologias”, explica Carlos Gomes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva em nível nacional.

O parlamentar frisa que com políticas de incentivo à atividade e a quantidade de lixo gerada pelo Brasil, 78,6 milhões de toneladas anualmente, seria possível injetar bilhões de reais na economia. “Enquanto ainda engatinhamos na instalação de programas de coleta seletiva em todos os municípios do país, na Alemanha, a reciclagem movimenta 70 bilhões de euros por ano e é a quarta atividade econômica mais rentável”, sublinha.

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Leandro Raupp

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest