Carlos Gomes debate políticas para migrantes e acordos comerciais com embaixador do Senegal

Carlos Gomes debate políticas para migrantes e acordos comerciais com embaixador do Senegal

Diplomata pediu ao parlamentar apoio para a construção de políticas públicas que garantam o acesso a direitos básicos como saúde e educação para aproximadamente quatro mil senegaleses que vivem no RS

 

Porto Alegre (RS) – A atualização da legislação brasileira sobre migração e a possibilidade de acordos para estimulo à importação foram temas do encontro nesta sexta-feira (27), em Porto Alegre, entre o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) e o embaixador do Senegal no Brasil, Abibou Ndiaye.

O diplomata pediu ao parlamentar apoio para a construção de políticas públicas que garantam o acesso a direitos básicos como saúde e educação para aproximadamente quatro mil senegaleses que vivem no Estado. Gomes comprometeu-se em dar celeridade à aprovação do Projeto de Lei 2516/2015 (Lei do Migrante) na Câmara dos Deputados. O republicano é titular da comissão especial que analisa a matéria e, em dezembro do ano passado, foi autor da reunião, na capital gaúcha, em que a comunidade estrangeira apresentou suas principais reivindicações aos integrantes do colegiado.

Carlos Gomes debate políticas para migrantes e acordos comerciais com embaixador do Senegal“Sabemos que a situação financeira do país é delicada, mas trabalhamos pela geração de emprego e renda para todos. Nosso objetivo é aprovar uma lei que deixe de tratar o migrante como uma ameaça à segurança nacional”, explicou. O chanceler senegalês também manifestou ao parlamentar a intenção de fomentar tratados comerciais que facilitem ao país africano a importação do Rio Grande do Sul de produtos como frango e arroz, além de tecnologias para a modernização da agricultura familiar.

Ação social

Presente no encontro, Neto Belém, coordenador estadual do Programa Social Agente da Comunidade, destacou que o movimento prepara ações de promoção da cidadania à comunidade migrante nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. As iniciativas deverão oferecer assistência jurídica, encaminhamento para o mercado de trabalho e confecção de documentos.

Também participaram do encontro Alvoni Medina Nunes, membro do PRB de Porto Alegre; Mario Fuentes, representante do PRB gaúcho no Fórum de Mobilidade Humana do RS, e Mor Ndiaye, presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Carlos Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest