Carlos Gomes contesta metodologia utilizada pelo MMA na formulação de lista de espécies de peixes ameaçadas de extinção

Carlos Gomes contesta metodologia utilizada pelo MMA na formulação de lista de espécies de peixes ameaçadas de extinção

O parlamentar destacou que os pescadores em todo o Brasil têm sido prejudicados por conta da metodologia adotada para definir as espécies ameaçada de extinção


Brasília (DF) –
Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) contestou a metodologia utilizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e Ministério do Meio Ambiente (MMA) para formular as listas de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

“Os pesquisadores e colaboradores elaboraram o documento de suas casas e escritórios. Não foram a campo comprovar a real situação populacional dessas espécies”, reclamou o deputado, que cita como exemplo o dourado. “É um peixe abundante na bacia do Rio Uruguai no Rio Grande do Sul, tanto que na margem argentina do rio a pesca é indiscriminada”, disse.

O parlamentar destacou que os pescadores em todo o Brasil têm sido prejudicados, pois quando lançam suas redes na água não têm como garantir que somente pescados fora das listas estadual e nacional de animais ameaçados de extinção sejam capturados.

Na avaliação de Carlos Gomes, “os trabalhadores recebem multas pesadas, de R$ 5 mil, além de terem seus equipamentos apreendidos e serem responsabilizados criminalmente”, advertiu.

O republicano reivindicou a realização de um estudo que integre pesquisadores e pescadores. “Se ficar provado que o peixe está ameaçado será preciso encontrar uma alternativa para as famílias que tiram da pesca o seu sustento”, sugeriu.

Texto: Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes
Edição: Maurizan Cruz / Liderança do PRB


Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest