Carlos Gomes avalia o cenário da reciclagem no Brasil

Carlos Gomes avalia o cenário da reciclagem no Brasil

O parlamentar do PRB, que preside em nível federal a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, lembrou sua história como catador

Porto Alegre (RS) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) abriu nesta terça-feira (27) o ciclo de debates da programação do Energiplast 2016 com uma análise do cenário da reciclagem no Brasil. O evento é realizado anualmente pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico (Sinplast) no Estado do Rio Grande do Sul e chega a sua 7ª edição em 2016, contando com a presença do Ministério Público e palestrantes nacionais e internacionais.

carlos-gomes-prb-palestra-enegiplast-foto2-jorge-fuentes-27-09-16O parlamentar do PRB, que preside em nível federal a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, lembrou sua história como catador. “Tenho orgulho em dizer que essa foi minha primeira atividade profissional. Sei da importância desta matéria-prima (lixo), o valor econômico, social, ambiental que ela tem”, declarou Carlos Gomes, ao apresentar as ações e os números da reciclagem do Brasil. “Segundo a Associação da Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% de tudo o que país gera de resíduos sólidos é reciclado, o que, segundo o IPEA, representa uma injeção de cerca de R$ 12 bilhões anualmente na economia brasileira. Além disso, conforme o Ministério do Meio Ambiente, apenas 18% dos nossos 5.570 municípios contam com coleta seletiva. Sem falar que 51% do lixo gerado é orgânico e as iniciativas de reaproveitamento por meio de compostagem ainda são muito tímidas”, ressaltou o deputado republicano, ao destacar que a reciclagem não está na pauta dos governos.

“Para superar esses desafios é que criamos a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia de Reciclagem. O fórum tem uma atuação descentralizada em cinco coordenadorias distribuídas nas diferentes regiões do país”, explicou. Ainda segundo Carlos Gomes, a desoneração fiscal de toda cadeia produtiva, campanhas de conscientização da população, a descentralização das indústrias e a criação de linha de crédito especial junto ao BNDES estão na pauta do colegiado.

Texto: Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Jorge Fuentes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest