Carlos Geraldo e Ossesio Silva criticam construção de usina nuclear em Itacuruba

Republicanos debateram a proposta durante solenidade de posse do novo presidente municipal.

Publicado em 27/9/2014 - 00:00

Carlos Geraldo e Ossesio Silva criticam construção de usina nuclear em Itacuruba
Republicanos debateram a proposta durante solenidade de posse do novo presidente municipal

Itacuruba (PE) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB), empossou o novo presidente da legenda no município de Itacuruba, em Pernambuco. Líder indígena, Jorge Pankará, tem lutado pela preservação ambiental da região e contra a construção de uma usina nuclear. O evento contou com a presença dos candidatos republicanos Carlos Geraldo (deputado federal) e Ossesio Silva (deputado estadual) e de lideranças indígenas da Tribo Pankará.

De acordo com o documento oficial da Eletronuclear no Recife, estatal responsável pela implantação e operação de usinas nucleares do Governo Federal, a cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco, foi citada como primeira opção para a instalação de uma usina nuclear no Nordeste. Segundo o documento, a área reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O terreno, apontado como opção no estudo, fica às margens do Lago de Itaparica.

Jorge Pankará ressaltou sua indignação sobre o fato. “Grandes obras não resolverão o problema do povo. Uma usina nuclear só tende a piorar o que já é ruim. Não queremos mais uma obra que destrói a biodiversidade, contamina as águas, polui o ar e ainda ameaça a população com lixo atômico pelos próximos 100 mil anos”, argumentou.

carlos-geraldo-e-ossesio-silva-prb-criticam-construcao-de-usina-nuclear-em-itacuruba-foto-ascomprbpe-26-09-14-02

Na ocasião, Carlos Geraldo e Ossesio Silva também aderiram à luta contra a construção da usina, já que existem diferentes fontes de energias como a biomassa, eólica e solar que podem ser utilizadas para atender as necessidades do povo sem prejudicar o meio ambiente.

Carlos Geraldo citou o artigo da Constituição Estadual de Pernambuco do Meio Ambiente, que trata sobre a proibição da construção de usinas elétricas. “O artigo 216 ressalta que fica proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco, enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes. E não é o caso de Itacuruba, a legislação é bem clara. Vamos lutar com todas as nossas forças para impedir esse empreendimento”, ressaltou.

O candidato Ossesio Silva elencou vários gargalos enfrentados pela população de Itacuruba, a exemplo da falta de investimentos em educação, saúde, segurança e urbanização. “Vamos trabalhar para atender todas as necessidades do povo. Juntos, vamos lutar por mais investimentos para esse município e também impedir a construção da usina nuclear” finalizou.

Texto e foto: Priscila Prestes, com informações da Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend