Carlos Alberto quer agilidade no atendimento em saúde para idosos no Amazonas

Carlos Alberto quer agilidade no atendimento em saúde para idosos no Amazonas

Carlos Alberto apresentou dois projetos que busca melhorar a qualidade do atendimento aos idosos nas unidades de saúde pública do Amazonas.

 

Manaus (AM) – O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) apresentou proposta que obriga a instalação de enfermarias específicas para idosos nas unidades de saúde pública do Amazonas. O parlamentar defende que a rede hospitalar já reúne as condições necessárias para implementar o atendimento exclusivo para as pessoas com 60 anos ou mais.

carlos-alberto-prb-am-saude-idosos-foto-ascom-17-06-2015“Esse projeto não acarretará em custos adicionais ao governo, pois espaço físico já existe. Vejo que pessoas nessa etapa da vida necessitam de mais cuidados, atenção e que o ambiente físico pode contribuir de forma significativa como um grande aliado para a recuperação destes idosos que porventura possam passar por um leito hospitalar”, afirmou o deputado do PRB.

Carlos Alberto esclarece que é urgente a estruturação de serviços e de programas de saúde que possam responder às demandas emergentes do novo perfil epidemiológico do país – provenientes das doenças adquiridas com o avanço da idade. “Os idosos utilizam os serviços hospitalares de maneira mais intensiva que os demais grupos etários, envolvendo maiores custos, implicando no tratamento de duração mais prolongada e de recuperação mais lenta e complicada”, defendeu.

De acordo com o deputado, a proposta cumpre o papel de adaptar enfermarias destinadas a cuidar unicamente dos idosos, devido, principalmente, a vulnerabilidade e alterações da capacidade funcional, o que é normal da idade. Nesse local, esse idoso receberá todos os cuidados geriátricos/gerontológicos necessários para uma recuperação imediata.

Agilidade nas consultas

Na semana passada, outra proposta de autoria de Carlos Alberto avançou nas comissões de Constituição e Justiça e Finanças. O texto define que os idosos devem ser atendidos em até sete dias após a marcação de consultas e exames na rede estadual de saúde.

Na opinião do parlamentar, o Estado tem avançado no que diz respeito ao atendimento prioritário ao idoso, especialmente, nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimi), mas o atendimento não tem sido suficiente, devido à falta de especialidades. Para o republicano, a espera por consultas e exames chega a durar mais de 20 dias.

“Muitas vezes, a saúde do idoso é delicada para demandar tanto tempo de espera. Por isso, é necessário que seja efetivada a prioridade para que as consultas médicas e exames sejam realizados em um prazo máximo de sete dias úteis, a contar da data de marcação”, detalha Carlos Alberto.

Texto: Náis Campos / Ascom  deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest