Carlos Alberto destaca acordos de reconhecimento de paternidade voluntária no plenário

Segundo o parlamentar, essa é uma ação relevante que serve para estabelecer a relação afetiva entre o pai e o filho

Publicado em 18/8/2017 - 00:00

Segundo o parlamentar, essa é uma ação relevante que serve para estabelecer a relação afetiva entre o pai e o filho

Manaus (AM) – Na quarta-feira (16), o deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) discursou na Assembleia Legislativa do Amazonas sobre o aumento de acordos de reconhecimento de paternidade voluntária. Segundo o parlamentar, essa é uma ação relevante que serve para estabelecer a relação afetiva entre o pai e o filho. De acordo com Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), de janeiro a junho deste ano, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) registrou a homologação de 41 acordos desta natureza.

“Sempre preocupado com a proteção de nossas crianças é que destaco esse dado importante do Tribunal de Justiça, pois além de conceder efeitos jurídicos, a nossa Constituição Federal fala que os filhos havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção terão os mesmos direitos e qualificações proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação”, destacou o deputado Carlos Alberto.

Carlos Alberto, que também é presidente da Comissão de Crianças, Jovens e Adolescentes da casa legislativa explicou que apresentou o Projeto de Lei Nº 107/2016, que obriga os cartórios responsáveis pelo registro civil a informar a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) sobre os casos de recém-nascidos que tiveram sua certidão emitida sem a identificação do pai. “O projeto de lei apresentado tem a finalidade principal de fazer com que o poder público exerça seu papel e acompanhe esses casos”, disse o parlamentar, que ressaltou que o texto é de grande importância para as crianças que crescem sem a presença paterna, e que em alguns momentos, e inclusive sofrem prejuízos quando são herdeiros.

Para o deputado estadual, o reconhecimento voluntário de paternidade além de proteger o direito dos filhos é um ato de amor, carinho e responsabilidade. “Muitas vezes as crianças crescem sem a presença do pai, necessitando de um afago no colo. Parabenizo aos pais que reconheceram voluntariamente seus filhos e deram a oportunidade de crescer com um grande parceiro da vida”, frisou o parlamentar.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend