Projeto de Carlos Alberto que obriga hospitais a informarem casos de embriaguez juvenil é aprovado

carlos-alberto-prb-mais-rigor-no-acompanhamento-de-ocorrencias-envolvendo-menores-sob-efeito-de-alcool-ou-drogas-foto-arthur-castro-21-10-15

Vai à sanção do Executivo Estadual o PL nº 121/2015 que dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação entre a rede hospitalar, pública ou privada, aos órgãos competentes, das ocorrências envolvendo embriaguez e/ou consumo de drogas por crianças ou adolescentes.

 

Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou o Projeto de Lei nº 121/2015, de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação entre a rede hospitalar, pública ou privada, aos órgãos competentes, das ocorrências envolvendo embriaguez e/ou consumo de drogas por crianças ou adolescentes. O texto segue agora para sanção do Executivo Estadual.

“Acredito ser de grande interesse a comunicação imediata ao Conselho Tutelar, aos pais ou responsáveis legais, o atendimento, em suas dependências, de criança ou adolescente sob o efeito de álcool ou quaisquer substâncias psicoativas, comprovado no decorrer do atendimento com o profissional da área de saúde”, defende o parlamentar.

Para o republicano, cabe ao Conselho Tutelar tomar as providências necessárias a cada caso, nos termos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº. 8.069/1990.

Carlos Alberto lamenta o fato de pesquisas apontarem o aumento do consumo abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes. “Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a precocidade dessa faixa etária que experimentam a primeira dose. Assim sendo esse primeiro contato com o álcool pode marcar, na maioria das vezes, de forma trágica a vida deste jovem ou adolescente, pois quanto mais cedo a experiência mais risco se tem de desenvolver o alcoolismo e a dependência de outras drogas”, argumenta.

O deputado do PRB afirma que é comum nas redes de saúde do Estado o atendimento de pacientes alcoolizados. “É essencial que haja uma comunicação eficiente entre essas unidades com os órgãos competentes, pois somente desta forma o poder público poderá buscar a implementação de programas que venham amenizar essa realidade”, disse.

A prática entre jovens de ingerir bebidas alcoólicas em um curto espaço de tempo, conhecido como “binge drinking”, aumenta a prevalência de comportamento de risco, como dirigir após a ingestão, ter um apagão ou fazer sexo sem se prevenir. A pesquisa consta em um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest