Carlos Alberto cobra celeridade nos casos de denúncias pelo Disque 100

Carlos Alberto cobra celeridade nos casos de denúncias pelo Disque 100

“A população está ligando e está sem resposta e isso desmotiva o denunciante”, disse Carlos Alberto.

 

Manaus (AM) – A baixa demanda nas investigações de crimes denunciados pelo Disque 100, serviço de utilidade pública nacional destinado a receber casos relativos a violações de direitos humanos, levou o líder do PRB na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Carlos Alberto, a cobrar maior celeridade dos órgãos de segurança do Estado.

“O Amazonas figura no último lugar no ranking de denúncias sobre a violação dos direitos da criança e adolescentes. Dos 887 casos recebidos no ano passado, apenas 103 geraram processo de investigação, ou seja, somente 12% dos denunciantes do estado tiveram algum tipo de retorno sobre os fatos relatados”, declarou o parlamentar republicano.

O deputado do PRB lembrou que o Disque 100 foi criado para funcionar diariamente pelo período de 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Dados da secretaria de Direitos Humanos, ligada à presidência da República, registrou uma queda no número de ligações e esse fato, segundo a instituição, acontece em razão da demora no retorno às denúncias encaminhadas.

“A população está ligando e está sem resposta e isso desmotiva o denunciante. Muitas pessoas vieram até mim reclamar da demora do serviço e por isso estou aqui nesta tribuna para pedir aos órgãos vinculados a este serviço, que verifiquem o que está acontecendo, para que as denúncias do nosso estado sejam averiguadas e solucionadas com maior rapidez, pois só o Amazonas registrou mais de 3 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, de janeiro a junho deste ano. Esses dados foram publicados no sistema e-siga do governo do estado”, disse Carlos Alberto.

Campanhas

A Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes, presidida pelo deputado Carlos Alberto, tem participado de diversas campanhas educativas nas ruas, realizadas pelos órgãos estaduais ligados à segurança dos menores, inclusive na divulgação do Disque 100.

“A minha grande preocupação é que as vítimas não podem esperar, pois são crianças indefesas e que, na maioria das vezes, sofrem a violência dentro da própria casa e não têm a quem pedir ajuda. Por isso, aqui deixo o meu registro, porque vejo nesse serviço uma solução para sanar esse mal que assola milhares de famílias”, concluiu o parlamentar.

 

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Arthur Castro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest