Carlos Alberto alerta para o crescimento dos registros de gravidez na adolescência

carlos-alberto-prb-crescimento-dos-registros-de-gravidez-na-adolescencia-foto-arthur-castro-07-10-15

Carlos Alberto aponta que no Amazonas, 695 adolescentes entre 10 a 15 anos deram a luz somente nesse primeiro semestre de 2015.

 

Manaus (AM) – A Comissão de Jovens, Crianças e Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas tem realizado uma série de visitas nas escolas públicas de Manaus. De acordo com o presidente do colegiado, deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), os registros no aumento dos casos de gravidez na adolescência foi um dos temas que mais recebeu denúncias. O parlamentar contabilizou diversos pedidos de professores dos locais envolvidos nas atividades em todas as zonas da capital apontando para trabalhos de sensibilização voltados a diminuição dos episódios ocorridos nessa faixa etária.

“Não podemos cruzar nossos braços, pois uma gravidez fora de hora apresenta fatores de risco para a saúde, compromete a vida escolar, além de trazer muitos transtornos para a base familiar da jovem gestante”, alertou o republicano.

Pelos dados da OMS, cerca de 16 milhões de adolescentes dão à luz todos os anos no mundo. A estimativa é que aproximadamente 3 milhões de jovens, de 15 a 19 anos, submetem-se a abortos ilegais por ano. “A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) também revelou que 240 mil jovens com menos de 18 anos são chefes de família e que 30% das mães adolescentes deixam a escola e não retornam após o nascimento do bebê”, lamentou.

Ainda em seu discurso, Carlos Alberto declarou que no Amazonas não é diferente, 695 adolescentes entre 10 a 15 anos deram a luz aqui no Estado somente nesse primeiro semestre. “Essa é uma realidade muito triste por que muda por completo a vida familiar, e neste sentido, eu vejo que é necessário que ações sejam planejadas, no ambiente escolar, na intenção de minimizar os índices de gravidez na adolescência. Eu sempre falo nesta tribuna e repito quantas vezes se fizer necessário que o ideal seria que família e escola juntas atuassem no sentido de oferecer orientação de vida aos adolescentes”, orientou.

O parlamentar anunciou que pela Comissão de Jovens, Crianças e Adolescente vai atuar sim, nesse cenário por meio de campanhas educativas nas escolas em uma ação mais efetiva, mostrando aos jovens as diversas consequências de uma gravidez precoce e a realidade a ser enfrentada posteriormente. “Precisamos, acima de tudo, garantir os direitos infanto-juvenil para que eles possam viver suas vidas como merecem e construir seus futuros com dignidade”, finalizou.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest