Carlos Alberto alerta para o crescimento dos registros de gravidez na adolescência

carlos-alberto-prb-crescimento-dos-registros-de-gravidez-na-adolescencia-foto-arthur-castro-07-10-15

Carlos Alberto aponta que no Amazonas, 695 adolescentes entre 10 a 15 anos deram a luz somente nesse primeiro semestre de 2015.

 

Manaus (AM) – A Comissão de Jovens, Crianças e Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas tem realizado uma série de visitas nas escolas públicas de Manaus. De acordo com o presidente do colegiado, deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), os registros no aumento dos casos de gravidez na adolescência foi um dos temas que mais recebeu denúncias. O parlamentar contabilizou diversos pedidos de professores dos locais envolvidos nas atividades em todas as zonas da capital apontando para trabalhos de sensibilização voltados a diminuição dos episódios ocorridos nessa faixa etária.

“Não podemos cruzar nossos braços, pois uma gravidez fora de hora apresenta fatores de risco para a saúde, compromete a vida escolar, além de trazer muitos transtornos para a base familiar da jovem gestante”, alertou o republicano.

Pelos dados da OMS, cerca de 16 milhões de adolescentes dão à luz todos os anos no mundo. A estimativa é que aproximadamente 3 milhões de jovens, de 15 a 19 anos, submetem-se a abortos ilegais por ano. “A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) também revelou que 240 mil jovens com menos de 18 anos são chefes de família e que 30% das mães adolescentes deixam a escola e não retornam após o nascimento do bebê”, lamentou.

Ainda em seu discurso, Carlos Alberto declarou que no Amazonas não é diferente, 695 adolescentes entre 10 a 15 anos deram a luz aqui no Estado somente nesse primeiro semestre. “Essa é uma realidade muito triste por que muda por completo a vida familiar, e neste sentido, eu vejo que é necessário que ações sejam planejadas, no ambiente escolar, na intenção de minimizar os índices de gravidez na adolescência. Eu sempre falo nesta tribuna e repito quantas vezes se fizer necessário que o ideal seria que família e escola juntas atuassem no sentido de oferecer orientação de vida aos adolescentes”, orientou.

O parlamentar anunciou que pela Comissão de Jovens, Crianças e Adolescente vai atuar sim, nesse cenário por meio de campanhas educativas nas escolas em uma ação mais efetiva, mostrando aos jovens as diversas consequências de uma gravidez precoce e a realidade a ser enfrentada posteriormente. “Precisamos, acima de tudo, garantir os direitos infanto-juvenil para que eles possam viver suas vidas como merecem e construir seus futuros com dignidade”, finalizou.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!