Bulhões quer proibir testes e experimentos de cosméticos em animais

Bulhões quer proibir testes e experimentos de cosméticos em animais

De acordo com o parlamentar, testes que buscam identificar a ação de medicamentos ou produtos cosméticos na pele ou nos olhos já possuem métodos validados que substituem o uso de animais

Brasília (DF) – O deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou projeto de lei proibindo testes e experimentos em animais, quando relacionados à produção de cosméticos. De acordo com o parlamentar, testes que buscam identificar a ação de medicamentos ou produtos cosméticos na pele ou nos olhos já possuem métodos validados que substituem o uso de animais.

“Tomamos conhecimento de estudos que avaliam a irritação cutânea e a corrosividade de determinada substância em contato com a pele que não necessitam de testes em coelhos ou outras cobaias. Esses estudos podem ser feitos em pele humana reconstituída, ou seja, tecidos produzidos em laboratório por meio de cultura de células”, explicou Bulhões.

O deputado informou que a aplicação desse método ainda apresenta um obstáculo no Brasil: o material utilizado na produção da pele reconstituída é importado e tem validade de apenas uma semana. No entanto, segundo o coordenador do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos, Octavio Presgrave, o país já trabalha, no desenvolvimento de um modelo brasileiro de pele reconstituída, primeira iniciativa voltado exclusivamente para a substituição do uso de testes animais a receber apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Bulhões destaca que, em março deste ano, a União Europeia anunciou o banimento total da comercialização de produtos cosméticos testados em animais. A União Europeia entende que, mesmo que alguns testes ainda não dispensem o uso de animais, somente através da proibição total a comunidade cientifica será estimulada a desenvolver métodos alternativos.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest