Bulhões quer conscientizar mulheres gestantes quanto ao direito à atenção humanizada

Bulhões quer conscientizar mulheres gestantes quanto ao direito à atenção humanizada

Bulhões disse que o projeto foi motivado por uma iniciativa do vereador republicano de Diadema (SP), Pastor João Gomes.

 

Brasília (DF) – Para coibir as humilhações que algumas gestantes sofrem no momento do parto, o deputado Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 6888/2013 que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para acrescentar dois artigos. O hospital deverá assegurar por meio de documento que a gestante e parturiente recebam orientações sobre o direito ao atendimento humanizado e de qualidade.

“Estima-se que pelo menos um quarto das gestantes ou parturientes sejam humilhadas, recebam tratamento rude e ameaças, ouçam comentários desabonadores ou sarcásticos, sejam recriminadas ou submetidas a procedimentos desnecessários, sem esclarecimentos ou permissão. Essas atitudes desumanas resultam em traumas para a gestante, raiva e frustração”, explicou.

De acordo com Bulhões, embora os incontáveis casos de violência obstétrica causarem repulsa, ainda não existe a conscientização plena das mulheres a respeito de seus direitos, de como exigi-los e a quem recorrer. “Nosso objetivo é inserir na legislação vigente, mais precisamente no Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo que trata do atendimento à gestante, a obrigatoriedade de orientá-la, durante o pré-natal, sobre seus direitos à atenção humanizada e de qualidade”, afirmou.

Bulhões disse, ainda, que o projeto foi motivado por uma iniciativa do vereador republicano de Diadema (SP), Pastor João Gomes, que o alertou para a necessidade de conscientizar as gestantes e parturientes da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Para o vereador, a informação e o conhecimento irão ajudar a erradicar essas práticas abomináveis nos estabelecimentos de Saúde.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest