Bulhões quer conscientizar mulheres gestantes quanto ao direito à atenção humanizada

Bulhões quer conscientizar mulheres gestantes quanto ao direito à atenção humanizada

Bulhões disse que o projeto foi motivado por uma iniciativa do vereador republicano de Diadema (SP), Pastor João Gomes.

 

Brasília (DF) – Para coibir as humilhações que algumas gestantes sofrem no momento do parto, o deputado Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 6888/2013 que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para acrescentar dois artigos. O hospital deverá assegurar por meio de documento que a gestante e parturiente recebam orientações sobre o direito ao atendimento humanizado e de qualidade.

“Estima-se que pelo menos um quarto das gestantes ou parturientes sejam humilhadas, recebam tratamento rude e ameaças, ouçam comentários desabonadores ou sarcásticos, sejam recriminadas ou submetidas a procedimentos desnecessários, sem esclarecimentos ou permissão. Essas atitudes desumanas resultam em traumas para a gestante, raiva e frustração”, explicou.

De acordo com Bulhões, embora os incontáveis casos de violência obstétrica causarem repulsa, ainda não existe a conscientização plena das mulheres a respeito de seus direitos, de como exigi-los e a quem recorrer. “Nosso objetivo é inserir na legislação vigente, mais precisamente no Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo que trata do atendimento à gestante, a obrigatoriedade de orientá-la, durante o pré-natal, sobre seus direitos à atenção humanizada e de qualidade”, afirmou.

Bulhões disse, ainda, que o projeto foi motivado por uma iniciativa do vereador republicano de Diadema (SP), Pastor João Gomes, que o alertou para a necessidade de conscientizar as gestantes e parturientes da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Para o vereador, a informação e o conhecimento irão ajudar a erradicar essas práticas abomináveis nos estabelecimentos de Saúde.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest