Bulhões adverte para os riscos do déficit habitacional

Líder republicano defende mais facilidades nos financiamentos para aquisição de imóveis

Publicado em 24/10/2012 - 00:00

antonio-bulhoes-pede-investimentos-nas-policias-militar-e-civil-de-todo-o-brasil-29-05-2012
Líder republicano defende mais facilidades nos financiamentos para aquisição de imóveis

Brasília (DF) – O líder do PRB na Câmara, Antonio Bulhões (SP), em pronunciamento, alertou  para a urgência do Brasil enfrentar de forma mais séria e dedicada a questão da habitação, “que constitui um dos piores, mais angustiantes e mal resolvidos problemas sociais no Brasil”. Bulhões lamentou que ainda falte muito para que “todos os indivíduos e suas famílias possam usufruir do bem da moradia própria com conforto e segurança”.

O parlamentar lembrou o fenômeno do inchaço nas grandes cidades, com a expulsão dos trabalhadores do campo atrás de melhores oportunidades de vida nos centros urbanos. “Entre o início dos anos 1960, a população urbana passou a representar mais de 80% do total de habitantes do País. O déficit habitacional, hoje, é da ordem de oito milhões de unidades, número que representa nada menos do que 155 do total construído em todo o território nacional, vale dizer, quase 55 milhões de moradias”.

Bulhões adverte ainda que as projeções do IBGE são assustadoras: “em 2050, o Brasil poderá chegar a um déficit de trinta milhões de moradias. Sem uma dramática intervenção do governo, com aportes de investimentos estimados em algo como R$ 160 bilhões, não será possível zerar essa conta”.

O deputado defende uma política de facilitação de acesso ao crédito, que seria o grande gargalo para o acesso aos imóveis. “Temos que facilitar mais os financiamentos e não ficar apenas na propaganda. Aio fazê-lo, os bons resultados se estenderão à economia, graças ao consequente fomento ao setor de construção civil. Mais empregos, mais renda e mais oportunidades serão geradas”, prevê.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend