Beto Mansur defende mudança de terminais de grãos da Ponta da Praia

Beto Mansur defende mudança de terminais de grãos da Ponta da Praia

Republicano é contra a decisão do Governo Federal de abrir licitação

 

Brasília (DF) – O deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) é contra a decisão do Governo Federal de abrir licitação para que novas empresas movimentem grãos nos terminais da Ponta da Praia. Para Mansur, a melhor solução para o porto santista é a criação de um novo corredor de exportação de granéis sólidos na Área Continental, longe de regiões ocupadas por moradias.

A proposta do Governo Federal é licitar as áreas portuárias do corredor de exportação da Ponta da Praia, o que poderia garantir a movimentação de grãos no bairro por mais 20 anos, prejudicando a população que vive na região. Em audiência recente com o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, Beto defendeu uma mudança no local de embarque e apresentou opções viáveis para substituir a região densamente povoada.

“Minha proposta é prorrogar a licença dos terminais por mais 6 ou 7 anos, enquanto são construídos novos terminais na área continental para abrigar essa movimentação de granéis sólidos”, explica o deputado. “Dessa forma, a exportação não é paralisada, o que prejudicaria todo o País, mas também determinamos um prazo para acabar com esse problema que afeta milhares de famílias da Ponta da Praia, do Estuário e do Macuco”.

O Governo Federal e a Prefeitura de Santos travam uma disputa judicial sobre a destinação das áreas da Ponta da Praia que estão sendo licitadas. Enquanto a União pretende ampliar a movimentação de grãos, a Prefeitura aprovou uma lei proibindo o embarque de granéis sólidos na região.

Atualmente, a legislação municipal está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas a Prefeitura já anunciou que, caso a situação não seja revertida, pretende recorrer da decisão. Entre os argumentos contra a licitação, estão os impactos urbanos causados pelo embarque da safra de soja, como os congestionamentos e a emissão de partículas, que tornaram a Ponta da Praia um dos pontos com maior poluição do ar em todo o Estado.

“Quem vive diariamente o porto sabe como o volume de caminhões e a movimentação dos granéis sólidos são danosos à população”, alertou Mansur. “Estamos trabalhando em uma proposta que beneficie o Brasil com um novo corredor de exportação e acabe com o problema dois moradores dentro de um prazo justo”, completou o deputado.

Fonte: Érica Junot e Marcel Cordela / Ascom – deputado federal Beto Mansur

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest