Beto Mansur defende mudança de terminais de grãos da Ponta da Praia

Beto Mansur defende mudança de terminais de grãos da Ponta da Praia

Republicano é contra a decisão do Governo Federal de abrir licitação

 

Brasília (DF) – O deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) é contra a decisão do Governo Federal de abrir licitação para que novas empresas movimentem grãos nos terminais da Ponta da Praia. Para Mansur, a melhor solução para o porto santista é a criação de um novo corredor de exportação de granéis sólidos na Área Continental, longe de regiões ocupadas por moradias.

A proposta do Governo Federal é licitar as áreas portuárias do corredor de exportação da Ponta da Praia, o que poderia garantir a movimentação de grãos no bairro por mais 20 anos, prejudicando a população que vive na região. Em audiência recente com o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, Beto defendeu uma mudança no local de embarque e apresentou opções viáveis para substituir a região densamente povoada.

“Minha proposta é prorrogar a licença dos terminais por mais 6 ou 7 anos, enquanto são construídos novos terminais na área continental para abrigar essa movimentação de granéis sólidos”, explica o deputado. “Dessa forma, a exportação não é paralisada, o que prejudicaria todo o País, mas também determinamos um prazo para acabar com esse problema que afeta milhares de famílias da Ponta da Praia, do Estuário e do Macuco”.

O Governo Federal e a Prefeitura de Santos travam uma disputa judicial sobre a destinação das áreas da Ponta da Praia que estão sendo licitadas. Enquanto a União pretende ampliar a movimentação de grãos, a Prefeitura aprovou uma lei proibindo o embarque de granéis sólidos na região.

Atualmente, a legislação municipal está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas a Prefeitura já anunciou que, caso a situação não seja revertida, pretende recorrer da decisão. Entre os argumentos contra a licitação, estão os impactos urbanos causados pelo embarque da safra de soja, como os congestionamentos e a emissão de partículas, que tornaram a Ponta da Praia um dos pontos com maior poluição do ar em todo o Estado.

“Quem vive diariamente o porto sabe como o volume de caminhões e a movimentação dos granéis sólidos são danosos à população”, alertou Mansur. “Estamos trabalhando em uma proposta que beneficie o Brasil com um novo corredor de exportação e acabe com o problema dois moradores dentro de um prazo justo”, completou o deputado.

Fonte: Érica Junot e Marcel Cordela / Ascom – deputado federal Beto Mansur

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!