Bancada feminina traça metas para ampliar participação da mulher na política

Encontro foi proposto pelo PRB e teve como objetivo apresentar as duas republicanas que vão compor a frente: Tia Eron e Rosangela Gomes

Publicado em 4/2/2015 - 00:00

Bancada feminina traça metas para ampliar participação da mulher na política
O encontro foi uma iniciativa do PRB que também teve como objetivo apresentar as duas novas republicanas que vão compor a frente: Tia Eron (BA) e Rosangela Gomes (RJ)

Brasília (DF) – O primeiro encontro da bancada feminina da Câmara dos Deputados aconteceu nesta terça-feira (03/02) para debater as metas e perspectivas do colegiado nesta Legislatura. O encontro foi uma iniciativa do PRB que também teve como objetivo apresentar as duas novas republicanas que vão compor a frente: Tia Eron (BA) e Rosangela Gomes (RJ).

bancada-feminina-metas-ampliar-participacao-da-mulher-na-politica-rosangela-gomes-celso-russomanno-prb-foto-douglasgomes-03-02-15-01O líder republicano, Celso Russomanno, esteve presente e falou da importância da mulher nas decisões políticas e ressaltou que em outras legislaturas lutou pela aprovação da legislação de cota eleitoral de gênero. “Ainda temos uma dificuldade muito grande de agremiar mulheres, apesar de termos muitas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de representação em suas respectivas regiões. É importante a participação da mulher na política, até porque ela tem uma visão mais ampla da sociedade pelo fato de ser sensível”, apontou.

bancada-feminina-metas-ampliar-participacao-da-mulher-na-politica-tia-eron-prb-foto-douglasgomes-03-02-15-04Tia Eron adianta que um dos anseios da bancada feminina é ampliar a representação de mulheres no legislativo, que mesmo tendo 51 deputadas na atual legislatura, o que representa um avanço de 10% em relação ao pleito passado, o número ainda é muito tímido. “Não adianta os partidos políticos cumprirem o sistema de cotas. Entendo que seja importante, mas verificamos que isso não é tudo. Há uma necessidade de equiparação entre os gêneros no parlamento”, defende.

O presidente do PRB, Marcos Pereira, elogiou a iniciativa das deputadas Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Tia Eron (PRB-BA). “Promover o primeiro encontro da bancada feminina na Câmara é uma demonstração da liderança natural que ambas possuem. As duas já exerceram mandatos nos seus estados e têm grande experiência. Isso faz com que elas possam, agora, junto das demais parlamentares da bancada, fazerem um excelente trabalho no movimento de ampliar a participação da mulher na política”, aposta.

Para a coordenadora da bancada, deputada Jô Morais (PCdoB-MG), as mulheres estão contabilizando avanços importantes ao longo dos anos no Congresso Nacional. “A maior conquista das mulheres nesta Casa foi a criação da Secretaria da Mulher e da Procuradoria da Mulher. Antes, a representação que tínhamos era informal. Na atual legislatura, outro avanço foi a indicação de duas mulheres para compor o quadro da Mesa Diretora da Casa”, disse.

bancada-feminina-metas-ampliar-participacao-da-mulher-na-politica-rosangela-gomes-prb-foto-douglasgomes-03-02-15-02Por fim, a deputada Rosangela Gomes agradeceu a recepção das deputadas, que compareceram ao chamado e ratificou que os interesses apontados pelas colegas estão em sintonia com os dela. “Nós sabemos que a maioria da população brasileira é formada por mulheres. São mães, esposas e profissionais que ajudam na construção da Nação, mas a participação delas na política ainda é tímida. Precisamos incentivar as mulheres a se filiarem nas agremiações e disputarem as eleições para aumentar o número de nossa bancada”, finalizou.

Também participaram da reunião as deputadas: Alice Portugal (PcdoB-BA), Benedita da Silva (PT-RJ), Carmen Zanotto (PPS-SC), Christiane Yared (PTN-PR), Clarissa Garotinho (PR-RJ), Dâmina Pereira (PMN-MG), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Flávia Morais (PDT-GO), Geovania de Sá (PSDB-SC), Jô Moraes (PCdoB-MG), Julia Marinho (PSC-PA), Leandre (PV-PR), Maria do Rosário (PT-RS), Prof. Dorinha (DEM-TO), Raquel Muniz (PSC-MG) e Tereza Cristina (PSB-MS).

Confira a Galeria de Fotos AQUI.

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend