Bancada do PRB recebe relator da Reforma Política e debate pontos sensíveis da proposta

Sistemas eleitorais, modelos de financiamento de campanha, fim das coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira foram destacados no encontro

Publicado em 30/3/2017 - 00:00

bancada-do-prb-recebe-relator-da-reforma-politica-e-debate-pontos-sensiveis-da-proposta-foto-douglas-gomes-30-03-17
Sistemas eleitorais, modelos de financiamento de campanha, fim das coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira foram destacados no encontro

Brasília (DF) – O ministro Marcos Pereira (PRB) e o presidente nacional interino do PRB, senador Eduardo Lopes, estiveram reunidos com os parlamentares do partido, na tarde desta quarta-feira (29), para receber o relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Cândido. Segundo o relator, as campanhas políticas no Brasil são as mais caras do mundo e a proposta pretende mudar essa realidade.

“Estamos nos reunindo com todos os partidos para ouvir as sugestões e preocupações de todos eles. Queremos construir uma proposta que seja boa para o Brasil. O fortalecimento partidário é um item importante a ser apreciado neste momento. Estou certo de que vamos chegar a uma solução que seja melhor para o país e para o povo brasileiro”, disse o relator.

Durante a reunião, foram debatidos os pontos sensíveis da proposta: sistemas eleitorais, modelos de financiamento de campanha, fim das coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira. Segundo Eduardo Lopes, a bancada está empenhada em estudar minuciosamente todos eles.

“Os pontos mais controversos estão relacionados a mudanças no financiamento de campanha e do sistema eleitoral. Ainda precisamos aprofundar o debate com a bancada, mas acredito que vamos chegar numa proposta justa”, afirma Eduardo Lopes.

O relator também chamou a atenção para o fato das campanhas eleitorais no Brasil serem as mais caras do mundo. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o montante chegou a R$ 6,24 bilhões na soma do primeiro e segundo turno da última eleição.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend