Bancada do PRB presta homenagem à criação do Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara dos deputados

Bancada do PRB presta homenagem à criação do Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara dos deputados

Evento contou com a participação do presidente nacional do PRB Marcos Pereira. Durante a sessão foram abordados temas acerca da importância histórica do país, além do avanço tecnológico e da preservação das tradições culturais.

 

Brasília (DF) – Aconteceu nesta quarta-feira (20), no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, uma Sessão Solene em Homenagem à Data Nacional da Criação do Estado de Israel. Participaram da solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, o ministro conselheiro Lior Bem Dor, o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e parlamentares de vários partidos.

marcos-pereira-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Durante a sessão foram abordados temas acerca da importância histórica do país, que se consolidou em 67 anos, além do avanço tecnológico e da preservação das tradições culturais. O cantor Leonardo Gonçalves entoou o hino do país, intitulado “Yerushalayim Shel Zahav”, e a cantora israelense Varda Shalom, interpretou a canção Aleluia em hebraico.

Marcos Pereira concordou e acrescentou que, além de exercer influência direta nas três maiores religiões do planeta (judaísmo, cristianismo e islamismo), Israel é uma grande potência em economia, segurança, tecnologia e educação. “Podemos e devemos aprender com Israel”, declarou o presidente do PRB. O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Israel, deputado Jony Marcos (PRB-SE), destacou a necessidade de intensificar as relações entre os países.jony-marcos-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15 “Temos muito a aprender e a contribuir com Israel. Não posso deixar de mencionar que a história do país é uma fonte inesgotável de aprendizado e de superação. A nação mostrou ao mundo como se constrói e conduz uma soberania plena, frente às adversidades físicas, socais e étnicas”, afirmou.

Recentemente, uma comitiva de deputados fez uma visita oficial ao Parlamento israelense (knesset), em Jerusalém. Segundo o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), o secretário Geral do Partido Trabalhistas, deputado Yehiel Bar, e outros parlamentares judeus relataram que as autoridades palestinas, requereram à FIFA a exclusão de Israel da Associação.

vinicius-carvalho-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15“A FIFA é uma associação com mais países que a própria ONU. Num mundo em que as relações diplomáticas se estreitam em vários fóruns, excluir Israel, que aceita representantes de outros povos no seu parlamento, é uma contradição real com o princípio democrático das organizações internacionais. Dissemos ao deputado que iríamos fazer, no Parlamento Brasileiro, uma ação parlamentar contra a expulsão de Israel da FIFA. Encabeçados pela Deputada Rosangela Gomes, membro da Comissão de Relações Exteriores e pelo Deputado Márcio Marinho, Presidente da Comissão de Esporte desta Casa e, subscritos por outros parlamentares, foi apresentado um requerimento em conjunto com as duas Comissões pedindo que a FIFA rejeite o pedido da Palestina de expulsão de Israel”, informou.

Já o deputado Carlos Gomes (PRB-RS) ressaltou a participação do embaixador brasileiro Oswaldo Aranha, que presidiu a sessão histórica da Assembleia Geral da ONU durante a votação que determinou a criação do estado de Israel. “As relações de amizades entre o Brasil e o povo judeu datam de muito tempo. Não podemos deixar de destacar o trabalho realizado por meio do nosso embaixador”, disse.

marcelo-crivella-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Em seu discurso, o senador republicando Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez menção ao Holocausto, extermínio de judeus – liderado por Hitler – que se deu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). “Todos lembram quando o maior demagogo da história envenenou a Alemanha, que passava por uma dificuldade econômica, com as quimeras da vingança. Logo depois veio o fechamento do Parlamento, amordaçamento da imprensa, a submissão das Forças Armadas e a marcha da insanidade. Foram mortos seis milhões de judeus, sendo dois milhões, crianças. Nós, como brasileiros e democratas, devemos erguer a bandeira em defesa de Israel e do seu direito de existir como Nação”, defendeu Crivella.

alan-rick-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Para o deputado Alan Rick (PRB-AC), a solenidade é uma demonstração de que o Parlamento brasileiro reconhece a importância do estado e do povo de Israel para o mundo. “Não era para menos, afinal, os israelenses são protagonistas na arte, literatura, ciência, pesquisas e finanças. Uma referência para o mundo todo”.

O Embaixador Reda Mansour agradeceu a homenagem do Parlamento e destacou que a cooperação mútua irá fortalecer ainda mais as duas nações. Participaram, ainda, da solenidade, os deputados Márcio Marinho (PRB-BA), Ronaldo Martins (PRB-CE) e Roberto Alves (PRB-SP).

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!