Bancada do PRB presta homenagem à criação do Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara dos deputados

Bancada do PRB presta homenagem à criação do Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara dos deputados

Evento contou com a participação do presidente nacional do PRB Marcos Pereira. Durante a sessão foram abordados temas acerca da importância histórica do país, além do avanço tecnológico e da preservação das tradições culturais.

 

Brasília (DF) – Aconteceu nesta quarta-feira (20), no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, uma Sessão Solene em Homenagem à Data Nacional da Criação do Estado de Israel. Participaram da solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, o ministro conselheiro Lior Bem Dor, o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e parlamentares de vários partidos.

marcos-pereira-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Durante a sessão foram abordados temas acerca da importância histórica do país, que se consolidou em 67 anos, além do avanço tecnológico e da preservação das tradições culturais. O cantor Leonardo Gonçalves entoou o hino do país, intitulado “Yerushalayim Shel Zahav”, e a cantora israelense Varda Shalom, interpretou a canção Aleluia em hebraico.

Marcos Pereira concordou e acrescentou que, além de exercer influência direta nas três maiores religiões do planeta (judaísmo, cristianismo e islamismo), Israel é uma grande potência em economia, segurança, tecnologia e educação. “Podemos e devemos aprender com Israel”, declarou o presidente do PRB. O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Israel, deputado Jony Marcos (PRB-SE), destacou a necessidade de intensificar as relações entre os países.jony-marcos-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15 “Temos muito a aprender e a contribuir com Israel. Não posso deixar de mencionar que a história do país é uma fonte inesgotável de aprendizado e de superação. A nação mostrou ao mundo como se constrói e conduz uma soberania plena, frente às adversidades físicas, socais e étnicas”, afirmou.

Recentemente, uma comitiva de deputados fez uma visita oficial ao Parlamento israelense (knesset), em Jerusalém. Segundo o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), o secretário Geral do Partido Trabalhistas, deputado Yehiel Bar, e outros parlamentares judeus relataram que as autoridades palestinas, requereram à FIFA a exclusão de Israel da Associação.

vinicius-carvalho-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15“A FIFA é uma associação com mais países que a própria ONU. Num mundo em que as relações diplomáticas se estreitam em vários fóruns, excluir Israel, que aceita representantes de outros povos no seu parlamento, é uma contradição real com o princípio democrático das organizações internacionais. Dissemos ao deputado que iríamos fazer, no Parlamento Brasileiro, uma ação parlamentar contra a expulsão de Israel da FIFA. Encabeçados pela Deputada Rosangela Gomes, membro da Comissão de Relações Exteriores e pelo Deputado Márcio Marinho, Presidente da Comissão de Esporte desta Casa e, subscritos por outros parlamentares, foi apresentado um requerimento em conjunto com as duas Comissões pedindo que a FIFA rejeite o pedido da Palestina de expulsão de Israel”, informou.

Já o deputado Carlos Gomes (PRB-RS) ressaltou a participação do embaixador brasileiro Oswaldo Aranha, que presidiu a sessão histórica da Assembleia Geral da ONU durante a votação que determinou a criação do estado de Israel. “As relações de amizades entre o Brasil e o povo judeu datam de muito tempo. Não podemos deixar de destacar o trabalho realizado por meio do nosso embaixador”, disse.

marcelo-crivella-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Em seu discurso, o senador republicando Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez menção ao Holocausto, extermínio de judeus – liderado por Hitler – que se deu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). “Todos lembram quando o maior demagogo da história envenenou a Alemanha, que passava por uma dificuldade econômica, com as quimeras da vingança. Logo depois veio o fechamento do Parlamento, amordaçamento da imprensa, a submissão das Forças Armadas e a marcha da insanidade. Foram mortos seis milhões de judeus, sendo dois milhões, crianças. Nós, como brasileiros e democratas, devemos erguer a bandeira em defesa de Israel e do seu direito de existir como Nação”, defendeu Crivella.

alan-rick-prb-homenagem-estado-de-israel-foto-douglas-gomes-21-05-15Para o deputado Alan Rick (PRB-AC), a solenidade é uma demonstração de que o Parlamento brasileiro reconhece a importância do estado e do povo de Israel para o mundo. “Não era para menos, afinal, os israelenses são protagonistas na arte, literatura, ciência, pesquisas e finanças. Uma referência para o mundo todo”.

O Embaixador Reda Mansour agradeceu a homenagem do Parlamento e destacou que a cooperação mútua irá fortalecer ainda mais as duas nações. Participaram, ainda, da solenidade, os deputados Márcio Marinho (PRB-BA), Ronaldo Martins (PRB-CE) e Roberto Alves (PRB-SP).

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest