Bahia celebra 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Bahia celebra 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

José de Arimateia recebe autoridades e jovens na Assembleia Legislativa

 

Salvador (BA) – O Plenário do Parlamento Baiano foi palco de uma Sessão Especial comemorativa aos 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na tarde de quinta-feira (07). A cerimônia proposta pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), destacou a importância e avanços do ECA durante todo esse tempo de criação, além de discutir a atual realidade dos conselhos tutelares, que ainda funcionam de forma precária.

“Nós parlamentares, somos os sujeitos ativos, e cabe a nós provocarmos a mudança, e lutar por uma sociedade inclusiva. Crianças e adolescentes devem ser cuidadas com zelo e amor, e nós devemos fazer com que o mundo seja um lugar melhor para eles. Nesse sentido, os conselheiros são fundamentais na luta pelos direitos da juventude, e têm feito verdadeiros malabarismos para exercer as suas funções institucionais com elevada qualidade pela falta das mínimas condições estruturais”, disse Arimateia.

Bahia-celebra-24-anos-Estatuto-Crianca-Adolescente-foto-ascom-jose-de-arimateia-003Conforme relatou o advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Marcus Magalhães, o documento reafirma a obrigação da sociedade e do Poder Público de assegurar a Criança e o Adolescente de todas as formas. Ele classificou o papel da família e o trabalho dos conselheiros como prioridades absolutas.

A Conselheira Tutelar do bairro de Valéria, localizado em Salvador, Tatiana Paixão, afirmou que na Capital Baiana existem 18 Conselhos – cinco deles sem Sede, e 13 funcionando de forma precária. “Eu só não digo, que os Conselhos estão abandonados porque nós lutamos com veemência para aplicar as medidas, e muitas vezes tiramos dinheiro do nosso próprio bolso para mantê-los em pé”, destacou.

Bahia-celebra-24-anos-Estatuto-Crianca-Adolescente-foto-ascom-jose-de-arimateia-002A cerimônia foi finalizada pelo deputado federal, Márcio Marinho (PRB-BA), que considerou plausível a demanda da Conselheira Tatiana, e em seguida afirmou “as questões relacionadas à criança e ao adolescente devem ser antipartidária. Falta a boa vontade de um gestor, para investir ao máximo naqueles que são o futuro da nossa nação”, disse, enfatizando na sua iniciativa em criar em Brasília uma Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares.

Preocupado em garantir a efetividade do ECA, Arimateia apresentou Projeto de Lei propondo a semana de prevenção à violência contra a criança e o adolescente. Ele também citou sua proposta de criação do Programa Jovem Aprendiz, com o qual visa a dar um norte para os menores. O parlamentar indicou ainda ao governador Jaques Wagner a construção de Centros de Acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes usuárias de substâncias psicoativas “em cerca de 30 municípios”, mas lamentou que não tenha sido feito nenhum ainda no Estado.

Também compuseram a mesa da Sessão, a Promotora da Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Ana Bernadete de Andrade; o subsecretário Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza, Antônio Rodrigues; o psicólogo Eli Carlos Coutinho; o coordenador de Proteção Social Básica, Cláudio Melo da Secretaria de Desenvolvimento e Combate a Pobreza; representando o Governo do Estado, além da Secretária Executiva do Conselho Estadual das Cidades, Micau Barreto; representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro Filho.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest