Audiência pública para produção brasileira de cacau

marcio-marinho-bahia-prb

Segundo o parlamentar, a produção do fruto no Brasil vem sofrendo drástica redução após a chegada da praga “Vassoura de Bruxa” que tem atingindo áreas produtivas do Estado da Bahia

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) apresentou requerimento para realização de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) com o objetivo de esclarecer questões relativas à produção brasileira de cacau e suas consequências para a economia e o produtor rural.

Segundo o parlamentar, a produção do fruto no Brasil vem sofrendo drástica redução após a chegada da praga “Vassoura de Bruxa” que tem atingindo áreas produtivas do Estado da Bahia. “Com o aumento da demanda, tanto interna quanto externa, e baixa produtividade, tem-se recorrido a frequentes importações da castanha do cacau por meio do sistema drawback. Esse fato, além de contribuir para o aumento do desemprego no campo, também põe em risco a nossa lavoura cacaueira, que pode ser contaminada com pragas vindas em carregamento de outros países”, explicou.

O deputado também considera importante a discussão dos aspectos relativos à capacidade de armazenagem e a inclusão do cacau na política de preços mínimos do governo federal.

Para o debate foram convidados: o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ênio Antônio Marques Pereira; o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, Cósam de Carvalho Coutinho; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau, do MAPA, Sr. Durval Libanio Netto Mello; o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; representantes da Embrapa/Cacau; o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, Juvenal Maynart Cunha, o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Carlos Prado e o presidente da Associação dos Produtores de Cacau do Estado da Bahia, Guilherme Galvão.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal, Roberto Alves (PRB-SP)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5946

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest