“Assistência farmacêutica do Estado beira o descaso”, denuncia Silvio Costa Filho

"Assistência farmacêutica do Estado beira o descaso", denuncia Silvio Costa Filho

Líder da Oposição, Silvio Costa Filho ressalta problemas graves, como o déficit superior a 700 farmacêuticos na rede estadual e unidades de saúde e a falta de medicamentos de uso contínuo

 

Recife (PE) – A assistência farmacêutica do Estado está em situação precária. As queixas vêm da população, que sofre com o desabastecimento constante, e dos órgãos de representação de classe, que reivindicam melhorias e pedem a resolução de problemas diversos. Líder da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE) ressalta problemas graves, como o déficit superior a 700 farmacêuticos na rede estadual e unidades de saúde e a falta de medicamentos de uso contínuo.

“Desde o ano passado, temos recebidos diversas denúncias sobre falta de medicamentos de uso contínuo, como para o tratamento de hipertensão, doenças neurológicas e diabete. As falhas impressionam pela gravidade e variedade. A falta de profissional exigido por lei em uma unidade da rede municipal fez a Prefeitura do Recife pagar cerca de R$ 1 mil apenas em honorários advocatícios numa ação judicial. Imagina se fossem abertos procedimentos similares para cada vaga em descoberto no SUS estadual!”, comentou o deputado republicano.

O parlamentar do PRB aponta relatório da rede estadual realizada pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE), com apoio do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco. O estudo observou sobrecarga e condições de trabalho deficitárias e mais questões que exigem alerta. Entre elas, a alta soma de recursos empregados em contratos considerados desnecessários com Organizações Sociais (OSs), a exemplo da locação de equipamentos de informática e o amplo uso de softwares privados, mesmo havendo no mercado aplicativos gratuitos completos e eficientes, como o e-SUS e o Hórus.

O relatório elaborado pelo CRF acusa ainda o Governo de Pernambuco de descumprir a Portaria MS 1.555/2013, que trata do financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (cesta básica de medicamentos da rede pública). “O documento relata que desde 2007 a gestão estadual não repassa mais que 50% dos valores destinados anualmente aos municípios para aquisição de medicamentos da atenção básica e absolutamente nada, zero real, para a estruturação da assistência farmacêutica”, pontuou.

Diante do problema, Silvio sugere, em nome da Oposição, a definição e o fortalecimento de uma política estadual de assistência farmacêutica. Uma iniciativa importante é traçar um cronograma para a convocação dos profissionais aprovados nos concursos realizados em 2013 e 2014 e até a promoção de um novo certame para o preenchimento das vagas sem cobertura especializada.

“Os recursos para a contratação dos farmacêuticos pode vir da redução de cargos comissionados, como temos defendido desde que o atual quadro financeiro do Estado começou a mostra sinais de agravamento. Em relação aos medicamentos, é necessária a estruturação de um processo licitatório com previsão de atualização do banco de preços e reserva técnica de medicamentos e correlatos. Queremos discutir o assunto de maneira equilibrada com o Governo e todos os setores que possam contribuir para a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida dos pernambucanos”, completou Silvio.

Texto: Pedro Ivo Bernardes / Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho
Foto: Roberto Soares / Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!