Assembleia aprova projeto de Jutay Meneses que penaliza empresas por prática de trabalho escravo

assembleia-aprova-projeto-de-jutay-meneses-prb-que-penaliza-empresas-por-pratica-de-trabalho-escravo-foto-divulgacao-22-10-2014

O objetivo é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão.

 

João Pessoa (PB) – A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei nº 1.945/14, do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que cassa a inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) de empresas que façam uso direto ou indireto de trabalho escravo.

O objetivo, segundo o parlamentar, é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão. “Erradicar o trabalho escravo e/ou degradante deve ser uma missão permanente de todos, em especial das instituições públicas, até porque trata-se de uma prática criminosa tipificada em várias legislações especialmente no artigo 149 do Código Penal Brasileiro”, defendeu.

O republicano considera uma vergonha para o Brasil ainda ser noticiado na mídia casos de exploração no trabalho, tendo em vista que a prática foi abolida há 116 anos. “Apesar dos avanços, ainda temos que aperfeiçoar cada vez mais a legislação e os instrumentos de fiscalização para atingirmos a meta de erradicar do nosso meio este crime”, ponderou.

As empresas que forem autuadas pela prática de trabalho escravo serão impedidas de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto e também serão proibidas de entrarem com pedido de inscrição de nova empresa, no mesmo ramo de atividades. Para entrar em vigor, o texto depende apenas de sanção do governo estadual.

 

Texto:  Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest