Arimateia realiza Sessão Especial do Idoso no Parlamento Baiano

O evento destacou assuntos vinculados, a saúde e bem-estar na terceira idade e o crescimento do endividamento nessa fase da vida

Publicado em 27/10/2016 - 00:00

Arimateia realiza Sessão Especial do Idoso no Parlamento Baiano
O evento destacou assuntos vinculados, a saúde e bem-estar na terceira idade e o crescimento do endividamento nessa fase da vida

Salvador (BA) – Mais de 200 pessoas movimentaram o Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta quinta-feira (dia 27), por conta da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, celebrado anualmente no dia primeiro de outubro. O proponente da cerimônia foi o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), defensor assíduo dos interesses do idoso na Bahia. Este ano, o evento destacou assuntos vinculados, a saúde e bem-estar na terceira idade e o crescimento do endividamento nessa fase da vida.

O idealizador do evento discorreu sobre a importância extrema de se formular e aplicar políticas públicas para a terceira idade e, em seguida, solicitou do Governo do Estado mais sensibilidade com a causa e aprovação de Projetos de Lei e Indicações voltadas aos idosos. “Não faltam dispositivos legais em defesa dos direitos das pessoas idosas. Contudo, lamentavelmente, não conseguimos, através do Governo do Estado, regulamentar a Lei Estadual 12.925 de 17 de dezembro de 2013, da Política Estadual da Pessoa Idosa, de cujo projeto de lei fui relator, para garantir que a Lei produza efeitos realmente concretos”, afirmou o deputado.

jose-de-arimateia-prb-sessao-especial-do-idoso-no-parlamento-baiano-foto1-cris-oliveira-27-10-2016O deputado falou da sua preocupação em oferecer mais qualidade de vida aos idosos baianos. Em decorrência disso, enfatizou em seu discurso a relevância da aprovação de sua Indicação 18.698/2011, que solicita ao Governo do Estado da Bahia a criação do Instituto do Idoso. O objetivo é de promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade. “Luto de forma incansável por uma Delegacia do Idoso em Feira de Santana, além do Instituto do Idoso, Hospital do Idoso e Casas de Convivência para idosos vítimas de violência na Bahia”, disse Arimateia.

Segundo informações do orientador financeiro do Juizado de Apoio ao Superendividado e professor da Faculdade Unijorge, Antônio Carvalho, com o desemprego, a queda na renda familiar e o crédito mais caro, os idosos assumiram a tarefa de ajudarem nas contas de casa, usando, cada vez mais, o empréstimo consignado. Outro ponto ressaltado foi a questão da violência financeira, classificada pelo professor como uma das formas mais comuns de abusos contra a terceira idade. “Vale ressaltar que o relatório da Central Judicial do Idoso (CJI) do Distrito Federal mostra que agressões foram verificadas em 61,7% dos atendimentos do órgão, sendo 30,3% por questão de dinheiro. A violência financeira é algo cada dia mais comum e crescente no que se refere aos idosos”, disse.

Compondo a mesa da cerimônia, o fisioterapeuta e professor da Faculdade Ruy Barbosa, Vitor Guida, fez um panorama da Saúde e Bem-Estar na Terceira Idade. De forma pontuada, o profissional de saúde falou da relevância de adequar a casa de cada idoso para evitar o risco de quedas, que ultrapassa 50% nos idosos acima de 85 anos. Ele ainda ressaltou a importância  de combater o sedentarismo e, por fim, convocou as autoridades a melhorarem a acessibilidade dos municípios.

Abrilhantaram a Sessão Especial o grupo de Dança “Samba de Roda Vida e Tradição”, além do Coral do Calebe.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend