Arimateia promove debate sobre cobrança em estacionamentos de shoppings em Salvador

Arimateia promove debate sobre cobrança em estacionamentos de shoppings centers em Salvador

José de Arimateia é contra a cobrança de estacionamento nos shoppings centers de Salvador, uma vez que o cliente já paga o valor nas compras

Salvador (BA) – A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia promoveu, nesta quarta-feira (17), audiência pública para debater a cobrança em estacionamentos dos shoppings centers de Salvador. O encontro foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA).

Oito shoppings da capital baiana já podem cobrar dos clientes estacionamento a partir deste mês, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O entendimento foi da 7º Vara da Fazenda Pública, que também estabeleceu uma multa de R$ 50 mil à Prefeitura, caso a cobrança seja impedida.

Para solucionar o impasse, o subsecretário da Secretaria Municipal de Urbanismo (SUCOM), Sérgio Guanabara, informou que a Prefeitura de Salvador está promovendo reuniões na perspectiva de sensibilizar os representantes dos estabelecimentos sobre a forma de implementação, valor e tolerância de tempo. “Fizemos a proposta de franquia entre 40 minutos e uma hora, como também questionamos a possibilidade do valor fixo ou único e cobrança proporcional, mas, até o presente momento, não obtivemos sucesso”, disse.

José de Arimateia assegurou que fará vários encaminhamentos para a Câmara Municipal de Salvador e Prefeitura como forma de propor alternativas importantes em prol do consumidor. “Não sou favorável à cobrança de mais tributos. Já que a Justiça autorizou, é necessário ajustes em relação ao procedimento de cobrança fracionada; valor irrisório, caso o consumidor tenha realizado uma compra de alto custo; além de vagas asseguradas para os portadores especiais, idosos, gestantes e funcionários”, detalhou o deputado do PRB no debate.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Frutos Gonzalez Dias Neto, afirmou que não acha fundamental a cobrança, mas a iniciativa é uma forma de controle para o estacionamento, apontada como abusiva em alguns casos. “Acredito que em julho a cobrança já estará acontecendo em todos os estabelecimentos”, destacou.

Participaram do debate o presidente da Comissão dos Direitos do Cidadão, vereador Everaldo Augusto, e o diretor de Fiscalização de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Iratan Vilas Boas.

Texto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!