Arimateia promove debate sobre cobrança em estacionamentos de shoppings centers em Salvador

Arimateia promove debate sobre cobrança em estacionamentos de shoppings centers em Salvador

José de Arimateia é contra a cobrança de estacionamento nos shoppings centers de Salvador, uma vez que o cliente já paga o valor nas compras.

 

Salvador (BA) – A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia promoveu, nesta quarta-feira (17), audiência pública para debater a cobrança em estacionamentos dos shoppings centers de Salvador. O encontro foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA).

Oito shoppings da capital baiana já podem cobrar dos clientes estacionamento a partir deste mês, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O entendimento foi da 7º Vara da Fazenda Pública, que também estabeleceu uma multa de R$ 50 mil à Prefeitura, caso a cobrança seja impedida.

Para solucionar o impasse, o subsecretário da Secretaria Municipal de Urbanismo (SUCOM), Sérgio Guanabara, informou que a Prefeitura de Salvador está promovendo reuniões na perspectiva de sensibilizar os representantes dos estabelecimentos sobre a forma de implementação, valor e tolerância de tempo. “Fizemos a proposta de franquia entre 40 minutos e uma hora, como também questionamos a possibilidade do valor fixo ou único e cobrança proporcional, mas, até o presente momento, não obtivemos sucesso”, disse.

José de Arimateia assegurou que fará vários encaminhamentos para a Câmara Municipal de Salvador e Prefeitura como forma de propor alternativas importantes em prol do consumidor. “Não sou favorável à cobrança de mais tributos. Já que a Justiça autorizou, é necessário ajustes em relação ao procedimento de cobrança fracionada; valor irrisório, caso o consumidor tenha realizado uma compra de alto custo; além de vagas asseguradas para os portadores especiais, idosos, gestantes e funcionários”, detalhou o deputado do PRB no debate.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Frutos Gonzalez Dias Neto, afirmou que não acha fundamental a cobrança, mas a iniciativa é uma forma de controle para o estacionamento, apontada como abusiva em alguns casos. “Acredito que em julho a cobrança já estará acontecendo em todos os estabelecimentos”, destacou.

Participaram do debate o presidente da Comissão dos Direitos do Cidadão, vereador Everaldo Augusto, e o diretor de Fiscalização de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Iratan Vilas Boas.

 

Texto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest