Arimateia debate condições de trabalho dos profissionais do Samu

Arimateia debate condições de trabalho dos profissionais do Samu

José de Arimateia é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia

 

Salvador (BA) – A atual situação de trabalho dos Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado da Bahia (Samu) foi colocada em pauta na manhã desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que preside a Comissão de Saúde do Parlamento Baiano, reuniu coordenadores do serviço, que reivindicaram o déficit de profissionais, falta de estrutura e ambulância, além da regionalização.

“A Comissão de Saúde não poderia deixar de discutir os reais problemas enfrentados pelos profissionais do Samu, órgão tão importante para a sociedade. Desde 2005 o serviço opera em Salvador e precisa se expandir mais uma vez, que apenas 256 municípios são cobertos pelo Samu na Bahia”, declara Arimateia.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Salvador há aproximadamente quase três milhões de habitantes e é apontada como a terceira cidade mais populosa do Brasil. Essa questão foi levantada pelo médico Taúa Bahia, que representou o Coordenador do Samu Salvador, Osvaldo Alves Bastos. Segundo Taúa na capital baiana 500 pacientes são atendidos por dia, e Salvador conta somente com 42 ambulâncias para atender toda essa população. “Temos uma demanda de atendimento muito grande e a situação piora por conta do déficit profissional”, disse Taúa.

Conforme relatou a coordenadora de urgência da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Maria Alcina Boullosa, na Bahia o Samu conta com 360 ambulâncias básicas e quase 40 unidades de suporte avançado. Ela destacou ainda  a falta de manutenção preventiva dessas ambulâncias, que causa o sucateamento. “Precisamos regionalizar os Samu’s de cidades como: Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna, além de uma maior quantidade de Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) em Salvador.

Também estiveram presentes o coordenador dos Samu’s de Eunápollis e Porto Seguro, Carlos Sarkis, além do  coordenador de Itabuna, Sergio Augusto Farias.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest