Arimateia debate condições de trabalho dos profissionais do Samu

Arimateia debate condições de trabalho dos profissionais do Samu

José de Arimateia é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia

 

Salvador (BA) – A atual situação de trabalho dos Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado da Bahia (Samu) foi colocada em pauta na manhã desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que preside a Comissão de Saúde do Parlamento Baiano, reuniu coordenadores do serviço, que reivindicaram o déficit de profissionais, falta de estrutura e ambulância, além da regionalização.

“A Comissão de Saúde não poderia deixar de discutir os reais problemas enfrentados pelos profissionais do Samu, órgão tão importante para a sociedade. Desde 2005 o serviço opera em Salvador e precisa se expandir mais uma vez, que apenas 256 municípios são cobertos pelo Samu na Bahia”, declara Arimateia.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Salvador há aproximadamente quase três milhões de habitantes e é apontada como a terceira cidade mais populosa do Brasil. Essa questão foi levantada pelo médico Taúa Bahia, que representou o Coordenador do Samu Salvador, Osvaldo Alves Bastos. Segundo Taúa na capital baiana 500 pacientes são atendidos por dia, e Salvador conta somente com 42 ambulâncias para atender toda essa população. “Temos uma demanda de atendimento muito grande e a situação piora por conta do déficit profissional”, disse Taúa.

Conforme relatou a coordenadora de urgência da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Maria Alcina Boullosa, na Bahia o Samu conta com 360 ambulâncias básicas e quase 40 unidades de suporte avançado. Ela destacou ainda  a falta de manutenção preventiva dessas ambulâncias, que causa o sucateamento. “Precisamos regionalizar os Samu’s de cidades como: Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna, além de uma maior quantidade de Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) em Salvador.

Também estiveram presentes o coordenador dos Samu’s de Eunápollis e Porto Seguro, Carlos Sarkis, além do  coordenador de Itabuna, Sergio Augusto Farias.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest