Arimateia debate a situação dos optometristas em audiência pública na Bahia

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia, republicano reafirmou o seu total apoio à categoria

Publicado em 3/6/2015 - 00:00

Arimateia debate a situação dos optometristas em audiência pública na Bahia
Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José de Arimateia reafirmou o seu total apoio à categoria.

 

Salvador (BA) – Mais de 150 optometristas participaram da audiência pública intitulada “Saúde Ocular em Debate – Projeto de Lei 21.077/15”. No evento, o vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), reafirmou o seu total apoio à categoria. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (2), no Auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, localizado no Parlamento Baiano.

O parlamentar republicano classificou o PL da deputada Fabíola Mansur, que visa a proibição do optometrista em atender clientes para exames de vista, como inconstitucional, além de agressivo com os profissionais que, segundo ele, tem feito além do Poder Público. “Nós parlamentares não podemos legislar em causa própria. A nossa missão aqui é olhar pelo povo e estar atentos às demandas, e hoje temos 603 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes na Bahia, uma quantidade ínfima”, opinou Arimateia.

Para a deputada Fabíola, o projeto visa assegurar à população acesso a serviços de saúde de qualidade. “O PL objetiva proteger os baianos com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação de profissionais devidamente qualificados numa área tão sensível da medicina, que é a Oftalmologia”, disse. Em seu pronunciamento, Fabíola Mansur declarou ser favorável ao trabalho dos optometristas dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

O presidente da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), Jasiel Araújo Oliveira Filho, explicou que a optometria é uma profissão estabelecida em âmbito mundial há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. Ele detalhou ainda a atuação do profissional como um complemento ao trabalho do oftalmologista e pode ser um apoio na obtenção de diagnósticos das inúmeras doenças oculares. “Estamos lutando para daqui a cinco anos estarmos atuando nos 417 municípios baianos“, declarou.

Participaram do evento representantes do Conselho Brasileiro de Ótica e Optometria (CBOO), do Comitê Executivo do Conselho Mundial de Optometria; do Conselho Latino-americano de Optometria; do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb); e do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDIMED).

Texto e foto: Ascom / deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend