José de Arimateia defende regulamentação da optometria

José de Arimateia defende regulamentação da optometria

Republicano entregou nas mãos do embaixador ONU um documento solicitando a inclusão da optometria no SUS e no Programa de Saúde da Família.

 

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB) reafirmou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, o seu apoio aos optometristas do Estado. Na ocasião, o parlamentar, que batalha pela legalização da profissão, entregou nas mãos do embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek, um documento solicitando a inclusão da optometria no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Programa de Saúde da Família.

Segundo informações da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), no Brasil existem atualmente seis mil optometristas. Na Bahia, mil profissionais seguem focados em ser regulamentados como agentes de saúde visual primários, principalmente em um país cujo déficit de profissionais de saúde em geral é notório.

Conforme relatou o deputado Arimateia, a optometria já é uma profissão estabelecida em âmbito mundial há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. “Estamos falando de profissionais sérios e preparados para atender a demanda existente nessa área. A comunidade baiana precisa e merece”, ressaltou o parlamentar, enfatizando que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) não tem atendido essa demanda.

Saiba mais

O optometrista é o profissional do cuidado primário da visão. Ele realiza exame de avaliação e detecta distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente para o médico especialista. Aplicando os conhecimentos que tem sobre a fisiologia dos olhos, prescreve exercícios e orienta pacientes em relação ao uso de lentes ou óculos que corrigem e compensam as deficiências visuais. Também é de sua competência a montagem de óculos e a confecção de lentes de contato. Pode, ainda, realizar um trabalho preventivo por meio de campanhas de conscientização.

 

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest