Aprovado relatório final de Rosangela Gomes da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres

Aprovado relatório final de Rosangela Gomes da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres

O trabalho da Comissão durou três meses e foram realizadas audiências públicas em todo o país com pesquisadores acadêmicos, vítimas, associações, ONGs e movimentos sociais, entre outros

 

Brasília (DF) – “O relatório foi aprovado de maneira unânime. Houve questionamentos e ponderações, mas a aceitação foi de todos os membros da comissão. Isso diz muito”, pontua a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). A relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres comemorou a aprovação do parecer, nesta quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados.

rosangela-gomes-prb-aprovado-relatorio-cpi-da-violencia-contra-jovens-negros-foto-roberto-ribeiro-16-07-15-03Ao apresentar o parecer, Rosangela foi questionada por alguns parlamentares a respeito do uso das palavras “genocídio”. Eles alegaram como abuso o uso do termo. “O extermínio de indígenas nos Estados Unidos é considerado o maior da humanidade, foram 13 milhões de mortos. Os ucranianos assassinados durante domínio da União Soviética foram 10 milhões. Já no Holocausto, limpeza étnica realizada pelos nazistas alemães durante a 2º guerra, vitimaram 6 milhões. Então, não é absurdo falar que os 2,5 milhões de jovens negros e pobres brasileiros mortos entre 1980 e 2012 fazem parte de um “genocídio”, argumentou a republicana.

Rosangela Gomes criticou, ainda, os baixos recursos destinados à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “Estamos falando de uma pasta importantíssima, porém, com orçamento reduzido e, como se não bastasse, passou por uma série de cortes. É inaceitável uma pasta dessa grandeza receber um orçamento da ordem de R$ 33 milhões, enquanto só um estádio de futebol construído neste país custou mais de R$ 2 bilhões”, lamentou.

rosangela-gomes-prb-aprovado-relatorio-cpi-da-violencia-contra-jovens-negros-foto-roberto-ribeiro-16-07-15-02Saiba mais

O trabalho da Comissão durou três meses e foram realizadas audiências públicas em todo o país com pesquisadores acadêmicos, vítimas, associações, ONGs e movimentos sociais, entre outros. O texto trata da violência enfrentada pelos Jovens Negros e Pobres e sugere, além de alterações na Constituição, a elaboração de legislações que visem aumentar o acesso à educação e à saúde, bem como, o combate ao racismo. Ainda está incluso no trabalho final da CPI o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest