Aprovado relatório final de Rosangela Gomes da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres

Aprovado relatório final de Rosangela Gomes da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres

O trabalho da Comissão durou três meses e foram realizadas audiências públicas em todo o país com pesquisadores acadêmicos, vítimas, associações, ONGs e movimentos sociais, entre outros

 

Brasília (DF) – “O relatório foi aprovado de maneira unânime. Houve questionamentos e ponderações, mas a aceitação foi de todos os membros da comissão. Isso diz muito”, pontua a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). A relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres comemorou a aprovação do parecer, nesta quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados.

rosangela-gomes-prb-aprovado-relatorio-cpi-da-violencia-contra-jovens-negros-foto-roberto-ribeiro-16-07-15-03Ao apresentar o parecer, Rosangela foi questionada por alguns parlamentares a respeito do uso das palavras “genocídio”. Eles alegaram como abuso o uso do termo. “O extermínio de indígenas nos Estados Unidos é considerado o maior da humanidade, foram 13 milhões de mortos. Os ucranianos assassinados durante domínio da União Soviética foram 10 milhões. Já no Holocausto, limpeza étnica realizada pelos nazistas alemães durante a 2º guerra, vitimaram 6 milhões. Então, não é absurdo falar que os 2,5 milhões de jovens negros e pobres brasileiros mortos entre 1980 e 2012 fazem parte de um “genocídio”, argumentou a republicana.

Rosangela Gomes criticou, ainda, os baixos recursos destinados à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “Estamos falando de uma pasta importantíssima, porém, com orçamento reduzido e, como se não bastasse, passou por uma série de cortes. É inaceitável uma pasta dessa grandeza receber um orçamento da ordem de R$ 33 milhões, enquanto só um estádio de futebol construído neste país custou mais de R$ 2 bilhões”, lamentou.

rosangela-gomes-prb-aprovado-relatorio-cpi-da-violencia-contra-jovens-negros-foto-roberto-ribeiro-16-07-15-02Saiba mais

O trabalho da Comissão durou três meses e foram realizadas audiências públicas em todo o país com pesquisadores acadêmicos, vítimas, associações, ONGs e movimentos sociais, entre outros. O texto trata da violência enfrentada pelos Jovens Negros e Pobres e sugere, além de alterações na Constituição, a elaboração de legislações que visem aumentar o acesso à educação e à saúde, bem como, o combate ao racismo. Ainda está incluso no trabalho final da CPI o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest