Aprovado projeto que proíbe escolas e faculdades de cobrarem taxas a alunos

Aprovado projeto que proíbe escolas e faculdades de cobrarem taxas a alunos

Proposta de Pastor Oliveira pretende proibir os empreendimentos de educação de fazerem cobranças a mais para estudantes repetentes, disciplinas eletivas e provas

Macapá (AP) – A prática de várias instituições de ensino particulares, sobretudo as de ensino superior, de cobrar de seus alunos diversos tipos de valores além da mensalidade contratada, pode acabar.  Na sessão desta terça-feira (9), foi aprovado por unanimidade projeto de lei de autoria do deputado Pastor Oliveira (PRB), que proíbe a cobrança de taxa de repetência, taxa sobre disciplina eletiva e taxa de prova por parte das instituições particulares de ensino no Estado do Amapá.

Pela matéria entende-se por taxa de repetência o valor acrescido à mensalidade em caso de reprovação do aluno em uma ou mais disciplinas; a taxa de disciplina eletiva o valor acrescido em relação ao valor da disciplina obrigatória nos casos de matrícula em disciplina eletiva; já a taxa de prova o valor cobrado do contratante em virtude de algum procedimento de avaliação realizado pela instituição de ensino.

O deputado justifica que essas cobranças de taxas criadas pelas instituições particulares de ensino visam exclusivamente o lucro, o que torna uma prática abusiva imposta pelas escolas particulares e que merece ser coibida por meio de uma lei específica.

A propositura que segue para sanção do governador Waldez Góes (PDT) explica que a taxa de repetência é o valor acrescido à mensalidade em caso de reprovação do aluno em uma ou mais disciplinas. Já a taxa sobre disciplina eletiva é o valor acrescido em relação ao valor da disciplina obrigatória nos casos de matrícula em disciplina eletiva.

Por último a taxa de prova, o projeto proíbe a cobrança de valor do contratante em virtude de algum procedimento de avaliação realizado pela instituição de ensino.

“Recentemente tomamos conhecimento que as instituições particulares de ensino no Estado, sobretudo as de nível superior, passaram a cobrar de seus alunos diversos tipos de valores além da mensalidade contratada”, justifica o autor da proposta.

Texto: Everlando Mathias/Ascom–deputado Pastor Oliveira
Foto: Gerson Barbosa/Jaciguara Cruz

Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest