Aprovado projeto do senador Crivella que garante ‘Política Nacional de Abastecimento’

marcelo-crivella-prb-foto-arquivo-pessoal-17-08-15

PLS 51/2008, de autoria do senador Marcelo Crivella, assegura a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, na última quinta-feira (01), o projeto (PLS 51/2008) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que institui a Política Nacional de Abastecimento (PNA). O texto assegura a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável. A PNA visa também estimular a formação de estoques reguladores e estratégicos objetivando absorver excedentes e corrigir desequilíbrios nos preços de alimentos, combustíveis, energia, medicamentos e água potável.

O projeto tem como objetivo assegurar à população brasileira a oferta e a qualidade dos alimentos e dos insumos indispensáveis à produção de produtos alimentícios, e proporcionar o acesso local a suprimentos médicos preventivos e emergenciais.

De acordo com o texto, estará sob responsabilidade do Poder Público capacitar os agentes para a execução das ações de acompanhamento e controle dos estoques públicos e privados; prover sistema de informação de preços e produtos armazenados; estimular a preservação de mananciais; desenvolver tecnologias para reduzir a degradação de ecossistemas; e incentivar o consumo de produtos regionais.

“Os desafios atuais, uma vez que os estoques não têm mais a mesma importância na regulação do mercado que tinham na economia fechada, são de natureza até mais nobre. Trata-se de assegurar a todos os brasileiros a segurança alimentar e mitigar o risco de colapso no fornecimento de combustíveis e energia, além do acesso a suprimentos médicos para uso em emergências e permitir o consumo de água potável,” enfatizou Crivella na sua justificativa. “É necessária uma Política Nacional de Abastecimento, com uma articulação mais ampla entre os órgãos do executivo. A proposição que ora apresentamos traz a preocupação fundamental de garantir direitos básicos aos brasileiros, sem perder de vista o equilíbrio fiscal”, disse.

Crivella destaca, ainda, a importância de se aprovar o projeto para a população. “Salientamos que a aprovação deste Projeto permitirá ao Estado brasileiro a possibilidade de ações tempestivas diante de calamidades regionais, uma vez que os estoques mínimos já se encontrarão disponíveis em cada local,” finalizou o senador em seu projeto.

O projeto segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Fonte e foto: Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest