Aprovada proposta de Sergio Peres que garante mais recursos para o esporte gaúcho

sergio-peres-prb-foto-vinicius-reis-29-12-15

De acordo com o republicano, a proposta do Executivo foi vaga ao mencionar somente que haveria transferência de atribuições à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

 

Porto Alegre (RS) – O deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS) comemorou a aprovação, nesta terça-feira (29), da emenda parlamentar de sua autoria ao Projeto de Lei 299/2015, do Poder Executivo, que autoriza a extinção da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), autarquia responsável pela gestão dos recursos oriundos das loterias federais destinados ao desenvolvimento do esporte no Rio Grande do Sul.

A proposição de Peres estabelece que os recursos provenientes das loterias federais sejam destinados exclusivamente ao uso de projetos esportivos e sociais, para a manutenção do Centro Estadual de Treinamento (CETE) e para o financiamento de competições oficiais que estão no calendário de eventos esportivos do estado. O texto da emenda também veda o ingresso dessas receitas no Caixa Único do Estado, a fim de garantir a destinação ao esporte. Ele alerta para o risco de que os recursos sofram desvio de função, sendo utilizados para custeio da máquina pública.

De acordo com o republicano, a proposta do Executivo foi vaga ao mencionar somente que haveria transferência de atribuições à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Hoje, aproximadamente R$ 600 mil mensais são repassados pelas loterias. Também assinaram a emenda os deputados Alexandre Postal (PMDB), Frederico Antunes (PP), Any Ortiz (PPS), Eduardo Loureiro (PDT), Elton Weber (PSB), João Reinelli (PV) e Missionário Volnei (PR).

Ao protocolar a proposição, o deputado do PRB argumentou que o esporte não pode ser tratado como área supérflua, lembrando o papel das atividades físicas na prevenção e combate a diversas enfermidades, no desenvolvimento social, além do potencial econômico. “A cada real investido no esporte, o poder público pode economizar em R$ 3,2 no investimento em saúde. As atividades esportivas, além de preponderarem na saúde das pessoas, promovem a inclusão social, o bem-estar, e ainda são capazes de impulsionar a economia”, explicou Sergio Peres.

 

Texto: Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres
Foto: Vinicius Reis

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest