Ana do Gás participa de reunião com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal

prb-ana-gas-reuniao-ibam-ma-amazonia-foto-ascom-07-10-2015

Ana do Gás defende a criação de uma frente de proteção à Amazônia Legal.

 

São Luís (MA) – A deputada estadual Ana do Gás (PRB-MA) participou nesta terça-feira (6) de uma reunião de planejamento para um grande encontro que discutirá ações na área de educação ambiental. O evento deve ocorrer no mês de novembro e reunirá vereadores de 102 municípios maranhenses que fazem parte da Amazônia Legal, além de gestores estaduais, deputados, Ministério Público e sociedade civil organizada.

Na avaliação da republicana, o tema merece toda atenção possível. “A preservação do meio ambiente de uma forma geral é pauta mundial e como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão levei o assunto para ser debatido com os demais colegas e já estamos avançado com a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, as discussões em torno dos resíduos sólidos e agora vamos tratar sobre a Amazônia maranhense”, garantiu a deputada.

Participaram da reunião a representante local do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Nira Fialho; o sub-secretário de Articulação Política, Danilo Moreira; a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rosângela Penha; a secretária-adjunta de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Edna Rodrigues, e demais assessores da secretaria.

De acordo com Nira Fialho, os municípios maranhenses precisam de capacitação para poderem legislar sobre o assunto. Dos 530 municípios de toda a Amazônia Legal, 102 são maranhenses.  “Esse encontro visa chamar a atenção dos vereadores, que legislam nesses municípios para que possam estabelecer essa pareceria com o IBAM e assim se capacitarem na área ambiental e estarem aptos à captação de recursos para a implantação de projetos”, justificou Nira.

Ana do Gás garantiu o apoio da Assembleia Legislativa no sentido de colaborar com a mobilização para a realização de audiências de conscientização. “Já estamos com um calendário de audiências públicas pelo estado para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, e vamos aproveitar esse canal com os municípios para convocar os gestores locais da necessidade dessa capacitação como forma de arrecadar recursos que viabilizem projetos de proteção ambiental e também de sustentabilidade econômica para esses municípios”, defendeu a republicana.

Saiba mais

O IBAM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro. O instituto atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa. A missão do IBAM é promover – com base na ética, transparência e independência partidária – o desenvolvimento institucional do município como esfera autônoma de governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local, objetivando uma sociedade democrática e a valorização da cidadania.

 

Texto e fotos: Ascom – deputada estadual Ana do Gás
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest