Ana do Gás participa de reunião promovida pela Secretaria de Saúde do Maranhão

ana-do-gas-prb-reuniao-secretaria-de-saude-do-maranhao-foto-ascom-26-10-15-02

Encontro teve como objetivo organizar e debater os serviços de saúde nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

São Luís (MA) – A deputada estadual Ana do Gás (PRB-MA) participou, no último dia 21 de outubro, de audiência com o secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, 16 prefeitos e secretários municipais de saúde da Regional de Presidente Dutra. A reunião aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e teve como objetivo organizar e debater os serviços de saúde nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro debateu os termos da pontuação compartilhada e os Conglomerados Intermunicipais de Saúde. A proposta dos Conglomerados Intermunicipais de Saúde é de reorganização para melhorar e ampliar os serviços de saúde em todo o Estado.

ana-do-gas-prb-reuniao-secretaria-de-saude-do-maranhao-foto-ascom-26-10-15-01“Vim participar desse debate porque sei que é intenção do Governo do Estado em resolver o problema da saúde no Maranhão e a proposta de conglomerados e desses encontros nas regionais para decidirem a regionalização”, frisou a parlamentar, que estava acompanhada da secretária de saúde de Santo Antônio dos Lopes, Dra. Janaína.

A reunião da CIR de Presidente Dutra faz parte de uma série de encontros que estão acontecendo e abrangerá as 19 regiões de saúde do Maranhão.

O secretário Marcos Pacheco, que mediou a reunião, explicou que a atenção básica precisa ser feita por todos os municípios, mas que os demais serviços de média e alta complexidades em saúde devem ser organizados dentro das regiões. “Não adianta cada município tentar fazer tudo em saúde. Assim, acaba não conseguindo executar nem o básico, pois saúde custa caro. É justamente por isso que precisamos colocar em prática uma rede de saúde solidária, com inteligência gerencial. Cada município que está aqui vai decidir quais serviços poderá compartilhar a partir de agora com o outro”, destacou Pacheco. O secretário disse, ainda, que é preciso trabalhar com prevenção, que além de mais eficaz, possui um custo menor e alivia o sofrimento da população.

Além da deputada, participaram da reunião o secretário adjunto de articulação política, Ricardo Lucena, e o gerente Regional de Saúde, Zé Orlando, além dos prefeitos das cidades de Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antonio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum.

 

Fonte e foto: Ascom – deputada estadual Ana do Gás

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest