Alerj aprova cotas para concursos públicos no Estado

Alerj aprova cotas para concursos públicos no Estado

Segundo a deputada as cotas ainda são a única política afirmativa que iguala os negros aos brancos

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 2.601/13 que estende a cota de 20% das vagas para negros e índios nos concursos públicos para os poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público. Ele altera a Lei 6.057/11 que garantia a reserva somente para o Poder Executivo e instituições de sua administração direta.

A deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) é co-autora do projeto que agora segue para  apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. “Espero que o governador Sérgio Cabral faça justiça a esta situação tão desigual que existe hoje na sociedade brasileira”, ressaltou Rosangela Gomes.

Durante a votação do projeto, a republicana fez um discurso emocionado no qual afirmou que a educação é o caminho para a mudança. “Temos que combater o racismo. É muito fácil chegar aqui nesta tribuna e dizer que não existe. Eu vivi isso na pele, só quem é preto sabe o que é a discriminação. Sou filha de pais alcoólatras, fui auxiliar de serviços gerais, vendi refrigerantes, queijos e vinhos. Tudo para poder estudar”.

Segundo a deputada as cotas ainda são a única política afirmativa que iguala os negros aos brancos. “Não sou a favor da bolsa família, sou a favor da igualdade de oportunidade, mas quem está no sertão do Nordeste precisa comer agora. Este ano teremos eleição e precisamos ter mais negros nesta casa, no Ministério Público e em todos os setores”, conclamou, sob aplausos do Educafro, que acompanhava a votação nas galerias.

Texto: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest