Alerj aprova cotas para concursos públicos no Estado

Alerj aprova cotas para concursos públicos no Estado

Segundo a deputada as cotas ainda são a única política afirmativa que iguala os negros aos brancos

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 2.601/13 que estende a cota de 20% das vagas para negros e índios nos concursos públicos para os poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público. Ele altera a Lei 6.057/11 que garantia a reserva somente para o Poder Executivo e instituições de sua administração direta.

A deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) é co-autora do projeto que agora segue para  apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. “Espero que o governador Sérgio Cabral faça justiça a esta situação tão desigual que existe hoje na sociedade brasileira”, ressaltou Rosangela Gomes.

Durante a votação do projeto, a republicana fez um discurso emocionado no qual afirmou que a educação é o caminho para a mudança. “Temos que combater o racismo. É muito fácil chegar aqui nesta tribuna e dizer que não existe. Eu vivi isso na pele, só quem é preto sabe o que é a discriminação. Sou filha de pais alcoólatras, fui auxiliar de serviços gerais, vendi refrigerantes, queijos e vinhos. Tudo para poder estudar”.

Segundo a deputada as cotas ainda são a única política afirmativa que iguala os negros aos brancos. “Não sou a favor da bolsa família, sou a favor da igualdade de oportunidade, mas quem está no sertão do Nordeste precisa comer agora. Este ano teremos eleição e precisamos ter mais negros nesta casa, no Ministério Público e em todos os setores”, conclamou, sob aplausos do Educafro, que acompanhava a votação nas galerias.

Texto: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest