Alan Rick recebe representantes do setor produtivo em Brasília

Na pauta, o Projeto de Lei nº 5992/2016 cuja relatoria é do parlamentar acriano, que estabelece condições para renegociação de débitos em operações com os Fundos de Financiamento

Publicado em 26/10/2016 - 00:00

Alan Rick recebe representantes do setor produtivo em Brasília
O Projeto de Lei tramita na Comissão de Integração, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) e aguarda o parecer do relator, deputado federal Alan Rick

Brasília (DF) – As entidades representantes dos setores de indústria e comércio do país foram recebidas pelo deputado federal Alan Rick (PRB-AC) em seu gabinete em Brasília, na tarde de terça-feira (25). Estiveram presentes Fabrício Zastawny e Godofredo Diniz, executivos da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Sérgio Roberto Andrade, chefe de gabinete da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Nilo Augusto Câmara Simões; e Carlos Prado, do setor Agropecuário. O deputado federal Ronaldo Martins (PRB-CE) também participou do encontro.

Na pauta, o Projeto de Lei nº 5992/2016 cuja relatoria é do parlamentar acriano, que estabelece condições para renegociação de débitos em operações com os Fundos de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), bem como os Fundos de Investimentos Regionais da Amazônia (Finam) e Nordeste (Finor).

Na prática, ficaria autorizada a repactuação de dívidas oriundas de operações de crédito, contratadas junto às instituições financeiras administradoras, com recursos dos FNO, FNE e FCO, regulamentados pela Lei nº7.827/89, de acordo com as condições, prazos e encargos estipulados nesta Lei.

Mas apesar de serem criados para viabilizar a instalação e o funcionamento dessas empresas e promover o desenvolvimento regional, os representantes do setor produtivo explicam que os Fundos passaram de solução a problema, tendo em vista que o elevado custo do financiamento, aliado à relativa escassez de recursos financeiros para que as empresas pudessem se instalar e crescer se tornou um problema crônico no Brasil, principalmente para aquelas de menor porte.

“É um problema que vem se agravando e o crescimento das dívidas está muito acima do faturamento e da capacidade de pagamento das empresas. Farei o melhor relatório possível diante das questões apresentadas, ouvindo todas as partes envolvidas do setor produtivo, da indústria e comércio para que a gente chegue a uma resolução do problema criado com a extinção de alguns fundos regionais”, assegurou o relator, deputado federal Alan Rick.

O Projeto de Lei tramita na Comissão de Integração, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) e aguarda o parecer do relator.

Texto e foto: Káttia Daniel / Ascom – deputado federal Alan Rick

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend