Alan Rick realiza audiência pública sobre redução da maioridade penal

Alan Rick realiza audiência pública sobre redução da maioridade penal

O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) destacou que a audiência foi importante para aprofundar a discussão sobre o tema.

 

 

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Alan Rick (PRB-AC), a Comissão Especial do Estatuto da Família da Câmara Federal debateu, nesta quinta-feira (28), os impactos da possível redução da maioridade penal para as famílias brasileiras. O debate foi promovido para conhecer de que forma a proposta pode prejudicar ou ajudar na educação dos filhos.

A discussão contou com a contribuição do conselheiro tutelar da Asa Norte, bairro de Brasília (DF), Clemildo Sá; da assessora da Comissão Especial da PEC 171/93, a advogada Thais Gouveia; do relator da Comissão Especial do Estatuto da Família, Diego Garcia (PHS-PR); e do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

De acordo com Alan Rick, o debate contribuiu com as discussões em andamento no colegiado e conseguiu fazer um paralelo entre os principais pontos da redução da maioridade penal e o projeto de Lei 6.583/13, que cria o Estatuto da Família.

alan-rick-prb-audiencia-pública-maioridade-penal-PRB-foto-robeto-ribeiro-28-05-2015Na avaliação de Camilo Sá, a responsabilização criminal dos adolescentes viola direitos tanto do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto da própria Constituição Federal. “Nos preocupa muito essa proposta. Eu me alinho com aqueles que dizem que a redução da maioridade penal não pode ser alterada na Constituição, por entender que é uma garantia”, afirmou.

Questionado sobre a necessidade de reformulação do ECA, Clemildo complementou que o problema está da falta de implementação adequada da legislação. “A lei determina a criação de varas especiais. Eu pergunto aos senhores: quantas comarcas especializadas existem? Quantas unidades de internação cumprem o que está na Lei? Eu defendo que ele (o ECA) precisa ser mais implementado e não alterado”, destacou.

A advogada Thais Gouveia explicou que a Comissão que trata da PEC 171/93 atua para elaborar um estudo sobre a relação da maioridade nos dez países mais seguros do mundo. Ela ressaltou que no Japão, por exemplo, a idade da maioridade penal é de 20 anos e o que existe lá é a responsabilidade juvenil, o que é diferente da imputabilidade penal. “A redução por si só gera muitas consequências na legislação e daí a importância das audiências públicas para debater o tema. Por exemplo, caso seja aprovada os jovens com 16 anos poderão obter a carteira nacional de habilitação, usar bebida alcoólica e não será considerado os crimes sexuais praticado contra adolescentes”, explicou.

Jair Bolsonaro, conhecido pelos posicionamentos polêmicos, defendeu a redução da maioridade. Ele citou o caso do assassino em série que matou mais de 40 pessoas no Rio de Janeiro. alan-rick-prb-audiencia-pública-maioridade-penal-PRB-foto4-robeto-ribeiro-28-05-2015Para o deputado federal, se o criminoso tivesse sido preso logo no primeiro crime, quando tinha menos de 18 anos, a vida das mulheres que ele matou seriam salvas.

“Vamos esperar acontecer com alguém nosso, para depois ir lá colocar cruz na praia de Copacabana, abraçar a lagoa Rodrigo de Freitas e solta pombas brancas? Não dá gente! Esses caras sabem o que estão fazendo e precisar ir para cadeia”, argumentou.

Segundo o deputado republicano Alan Rick, essa será a primeira de muitas discussões sobre o tema. Para ele, quanto mais discutir um assunto tão polêmico, melhor será o entendimento sobre os dois lados defendidos.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a audiência pública contou com a participação de internautas de todo país. Várias perguntas foram feitas pelos cidadãos por meio do e-democracia da Câmara dos Deputados.

Veja a cobertura fotográfica do evento no Flickr

 

Texto: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest