Alan Rick participa de fórum em defesa dos portadores de doenças raras

Parlamentar relata que a grande dificuldade dos portadores de doenças raras refere-se ao acesso ao tratamento e à medicação

Publicado em 6/5/2017 - 00:00

alan-rick-prb-participa-de-forum-em-defesa-dos-portadores-de-doencas-raras-foto-cedida-05-05-17-01
Parlamentar relata que a grande dificuldade dos portadores de doenças raras refere-se ao acesso ao tratamento e à medicação

Brasília (DF) – O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) participou, na última quinta-feira (4), no Senado Federal, do IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras. O fórum debate a implantação de uma política nacional de doenças raras que efetivamente atenda às demandas de mais de 13 milhões de brasileiros. Atualmente, alguns projetos tramitam na Câmara e no Senado para atender os portadores de doenças raras. 

alan-rick-prb-participa-de-forum-em-defesa-dos-portadores-de-doencas-raras-foto-cedida-05-05-17-02“A grande dificuldade dos portadores de doenças raras refere-se ao acesso ao tratamento e à medicação. Por falta de legislação clara sobre o tema, eles precisam constantemente ingressar na justiça para ter acesso aos medicamentos e ao tratamento. Isso não é justo, não é razoável. Estamos trabalhando intensamente no Congresso Nacional para mudarmos essa realidade e tenho sido um forte defensor desta causa com a regulamentação de legislação específica, que já tramita na Câmara e no Senado”, destaca o parlamentar acriano.

Com a regulamentação, será possível estabelecer um sistema nacional de doenças raras onde o governo federal, os governos estaduais e municipais serão responsáveis pelo tratamento, pela disponibilização de medicamentos. “Assim teremos um novo modelo, com acesso público e gratuito, sem a necessidade da judicialização do tratamento, como ocorre hoje, garantindo qualidade de vida às pessoas com doenças raras no Brasil”, destaca Alan Rick.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend