Alan Rick participa de debate sobre avanços da pesquisa científica na Amazônia

alan-rick-participa-de-debate-sobre-avancos-da-pesquisa-cientifica-na-amazonia-21-08-15

Alan Rick reafirmou seu compromisso com as questões relacionadas ao tema e destacou que a educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais.

 

Brasília (DF) – A situação da pesquisa científica na região da Amazônia foi tema de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19). Foram convidados os reitores das universidades federais do Acre, Minoru Martins Kinpara; do Amazonas, Márcia Perales Mendes Silva; e do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; e os diretores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França; e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas, Sérgio Luiz Bessa.

O deputado federal Alan Rick (PRB-AC), que é membro titular da comissão, participou do evento e reafirmou seu compromisso com as questões relacionadas ao tema. “A educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais”, explica.

Para o reitor da UFAC, Minoru Kinpara, a audiência é um importante espaço para debater a temática da região. “Reconheço o grande avanço que as universidades públicas federais tiveram nos últimos anos. Começamos há 51 anos somente com o curso de Direito e hoje temos 47 cursos, programas de mestrado e doutorado”.

Mas Kinpara ressalta que ainda há muitos desafios como, por exemplo, a fixação de doutores específicos na região norte. Ele, assim como os outros reitores presentes na ocasião, reforçou que a universidade precisa de equipamentos, laboratórios e incentivos pessoais.

O republicano concorda com as dificuldades apontadas pelos pesquisadores convidados para a audiência. “O que vivenciamos é a fragilidade ou até mesmo a deficiência de políticas públicas setoriais, principalmente nas que dizem respeito à captação e fixação de recursos humanos qualificados para as universidades federais dos Estados amazônicos. O que precisamos é de ações a curto, médio e longo prazo, que vão desde o investimento em educação básica, o fomento na área de ciência, tecnologia e inovação, até incentivos para permanência de profissionais qualificados”, disse o parlamentar acriano.

Em defesa da Amazônia

As questões voltadas à Amazônia são prioridade no mandato do deputado Alan Rick. “Apresentei duas propostas voltadas diretamente para a Amazônia. O primeiro PL, 1228/2015, institui o Fundo Nacional de Educação Ambiental – FNEA. E o segundo, o PL 1921/2015, altera a atual legislação que trata da destinação dos recursos do pré-sal, onde propus que seja incluída também a área de meio ambiente como beneficiária desta parcela”, explica.

O PL 1228/2015, que cria o FNEA, será formado com recursos arrecadados com a aplicação de multas por crimes ambientais, doações, ou, no mínimo, 2% (dois por cento) das dotações do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). E serão destinados à implementação de planos e programas em educação ambiental para a coleta seletiva de materiais recicláveis, recuperação, restauração e monitoramento ambiental.

Já o PL 1921/2015, destina para a área do meio ambiente uma parcela da participação do resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural do pré-sal.

Texto: Ascom / Deputado Federal Alan Rick
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest