Alan Rick e representantes da FIEAC e CNI abrem diálogo com novo ministro do Meio Ambiente

Na pauta, a abertura de uma agenda do setor produtivo florestal com o Ministério do Meio Ambiente

Publicado em 30/5/2016 - 00:00

Alan Rick e representantes da FIEAC e CNI abrem diálogo com novo ministro do Meio Ambiente
Foram discutidas ações para que sejam incentivados projetos na área ambiental de médias e grandes propriedades na área do carbono e também no manejo sustentável

 

Brasília (DF) – O deputado federal Alan Rick (PRB-AC), vice-presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados foi recebido pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na tarde da última quarta-feira (25), em Brasília juntamente com representantes do setor florestal da CNI e FIEAC.

Participaram da reunião o diretor-geral do Serviço Florestal brasileiro do MMA, Raimundo Deusdará; o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB-MT); José Adriano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre; Adelaide Fátima, presidente da Asimmanejo e Sindusmad; Shelley Carneiro, diretor de Meio Ambiente da CNI; Mário Cardoso, diretor da CNI. Na pauta, a abertura de uma agenda do setor produtivo florestal com o Ministério do Meio Ambiente. “O objetivo dessa nossa reunião foi abrir um diálogo entre as representações do setor florestal principalmente da região amazônica com o novo ministro do Meio Ambiente”, explica Alan Rick.

O ministro recebeu sugestões com a finalidade de potencializar as atividades produtivas da área ambiental, dar um dinamismo diferenciado nos licenciamentos ambientais e, consequentemente, dialogar de maneira mais próxima sobre a fiscalização destes licenciamentos. “Foi uma reunião excelente, estabelecemos uma agenda positiva e o Ministro foi muito receptivo. O setor florestal agradece o apoio do deputado Alan por sua atenção com setor produtivo”, ressalta Adelaide Fátima.

Também esteve em pauta a revisão da Portaria 443/14, que reduz o número de espécies de madeira comerciais da região amazônica e a Portaria 411/09, que trata do Coeficiente de Rendimento Volumétrico de Madeira (CRV), bem como o Fundo Amazônia, que hoje é gerenciado pelo BNDES.
O ministro se comprometeu a fazer um estudo para verificar a possibilidade de revisão e aplicação das mudanças necessárias.

Foram discutidas ações para que sejam incentivados projetos na área ambiental de médias e grandes propriedades na área do carbono e também no manejo sustentável. E, em cima disso, trabalhar não só com a Confederação Nacional da Indústria, mas também com demais setores empresariais, como as federações estaduais e associações produtoras. “O Estado do Acre possui muitas experiências positivas. É um dos estados com maior área de floresta preservada, além de vários projetos importantes de manejo em andamento. Além disso, 95% da madeira beneficiada é produto de manejo”, completa o deputado republicano.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend