Alan Rick comemora participação de brasileiros formados no exterior no “Mais Médicos”

As vagas que antes eram preenchidas por cubanos, agora serão preenchidas por brasileiros. Novo edital de contração de profissionais será aberto na próxima semana

Publicado em 20/4/2017 - 00:00

As vagas que antes eram preenchidas por cubanos, agora serão preenchidas por brasileiros. Novo edital de contração de profissionais será aberto na próxima semana

Rio Branco (AC) – O deputado federal Alan Rick (PRB) coordenou reunião em Rio Branco, no Acre, com gestores da área da saúde e médicos. Durante o encontro, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúdedo Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, anunciou que na próxima semana o Ministério deve abrir novo edital para a contratação de profissionais do Programa Mais Médicos. A novidade é que as vagas que antes eram preenchidas por cubanos, agora serão preenchidas por brasileiros formados no exterior.

alan-rick-prb-comemora-participacao-de-brasileiros-formados-no-exterior-no-mais-medicos-foto-cedida-20-04-17-03“Vocês pediram e nós vamos atender. Vim aqui trazer a boa notícia. Cuba fez pressão e nós tomamos uma decisão: as vagas antes preenchidas por cubanos agora serão preenchidas por médicos brasileiros, incluindo os formados no exterior. O Edital que iremos abrir na próxima semana tem previsão de duas mil vagas. Destas, mil serão destinadas aos médicos formados no exterior”, disse Rogério Abdalla à plateia de médicos, a quem fez apenas um pedido: “precisamos de vocês em todo o país, cuidando dos pacientes. Sejam humanistas, como são os cubanos. Isso faz uma grande diferença no atendimento”, destaca o secretário.

O republicano Alan Rick, que tem sido um dos grandes batalhadores na inclusão de médicos brasileiros formados no exterior no Programa Mais Médicos, fez questão de agradecer ao secretário e ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, por mais essa conquista que contempla os acrianos formados em medicina na Bolívia, no Peru, no Paraguai, na Argentina e em outros países.

“Tivemos uma grande vitória no ano passado, quando o Ministério da Saúde incluiu na Portaria Interministerial 1708/2016, a nossa emenda que retira dos médicos brasileiros a exigência voltada aos médicos estrangeiros de que o país de formação tenha relação médico/habitante superior a 1,8 por mil habitantes. Agora avançamos muito mais. Quero aqui agradecer ao ministro Ricardo Barros e ao Dr. Abdalla que não mediram esforços para que esse dia chegasse e os médicos brasileiros pudessem ser incluídos no Mais Médicos. Quero agradecer também ao senador Gladson Cameli, que tem nos ajudado nessa luta”, disse Alan Rick.

alan-rick-prb-comemora-participacao-de-brasileiros-formados-no-exterior-no-mais-medicos-foto-cedida-20-04-17-01O acriano Luiz Carlos Oliveira Júnior, um dos presentes à reunião, fez questão de agradecer ao deputado Alan Rick por seu empenho na defesa dos interesses dos médicos brasileiros formados no exterior. “O deputado Alan Rick tem sido um grande guerreiro nesta causa. Essa é uma oportunidade que esperávamos há muito tempo. Nós nos formamos e queremos trabalhar. Não importa em que lugar do país. Queremos exercer a medicina e honrar o nosso juramento de médico de cuidar de vidas”, disse Júnior.

Ribamar Rego, outro médico acriano formado no exterior, destacou a importância da mudança nos editais do Ministério da Saúde para contemplar médicos brasileiros. “Nós iremos valorizar essa oportunidade. Somos pais de família que buscam uma oportunidade de trabalho e de exercício da medicina. Essa sempre foi a nossa reivindicação. Nós estudamos e aprendemos a cuidar de vidas. Agora teremos a oportunidade de exercer tudo o que aprendemos”, disse.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend