Ação de Rastreamento de Hepatites Virais orienta sobre diagnóstico em Feira de Santana

Evento teve a participação do deputado estadual José de Arimateia e do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Eli Ribeiro (ambos do PRB)

Publicado em 27/7/2017 - 00:00

Ação de Rastreamento de Hepatites Virais orienta sobre diagnóstico em Feira de Santana
“Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, não podia ficar de fora de uma mobilização como essa.”, disse o deputado estadual José de Arimateia, idealizador da ação

Feira de Santana (BA) – Mais de 300 feirenses foram contemplados na manhã de terça-feira (25) com orientações preventivas e testes rápidos gratuitos para o diagnóstico das hepatites B e C. A iniciativa, realizada no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, foi idealizada pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA).

A mobilização intitulada “Ação de Rastreamento das Hepatites Virais”, movimentou o centro da cidade e foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, celebrado em âmbito mundial na próxima sexta-feira, dia 28 de julho. Os sintomas das hepatites são: cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. A doença é conhecida como silenciosa, pois em muitos casos os sinais não aparecem.

Defensor assíduo da saúde, Arimateia falou da relevância da conscientização e conhecimento em torno das hepatites virais, além de destacar a importância do tratamento adequado. “Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, não podia ficar de fora de uma mobilização como essa. Estamos falando de um mal que atinge 300 milhões de pessoas no mundo e cerca de 1 milhão de brasileiros. Vamos ficar atentos com essa enfermidade, que é silenciosa”, destacou o deputado do PRB, ressaltando que na Bahia, de janeiro de 2007 até maio de 2017, foram confirmados 16.422 de casos.

O motorista José Sampaio Moreira, 77 anos, morador de Humildes, Distrito de Feira de Santana, contou que após a sessão de fisioterapia no Hospital Dom Pedro de Alcântara, localizado na cidade, foi ao Centro da cidade para realizar os exames. “Tomei conhecimento da ação no rádio e a partir daí vim logo. Volto para casa feliz e com a certeza de que nessa manhã pude cuidar um pouco mais da minha saúde”, contou.

Julho Amarelo

Julho foi escolhido pelo Ministério da Saúde e também pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de atenção para o combate à doença. O “Julho Amarelo” foi denominado dessa forma, porque é a tonalidade que os olhos do indivíduo infectado fica no momento em que o vírus se manifesta no fígado.

O evento em Feira de Santana contou com o apoio do vereador licenciado e atual secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Eli Ribeiro (PRB). Presente ao evento o republicano falou sobre a relevância da ação para a população. “Trata-se de uma ação de prevenção e conscientização por isso estamos dando total apoio”, disse o secretário. Segundo ele, na próxima sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, serão desenvolvidas outras ações desta mesma natureza, novamente no estacionamento da prefeitura.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional, com informações e foto 1 da Ascom – secretário Eli Ribeiro
Foto 2: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend