A pedido de Ossesio Silva, Alepe discute extermínio da juventude negra em Pernambuco

Deputado republicado é coordenador-geral da frente e foi o requerente do debate.

Publicado em 8/8/2015 - 00:00

A pedido de Ossesio Silva, Alepe discute extermínio da juventude negra em Pernambuco
Ossesio Silva é coordenador-geral da frente e foi o requerente do debate.

 

Recife (PE) – A chance de um jovem negro ser assassinado em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. O dado integra o estudo Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2014. Visando contribuir para a mudança desse cenário, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na última quinta-feira (6), Grande Expediente Especial para debater o tema e dar início às atividades da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco.

ossesio-silva-prb-grande-expediente-debate-exterminio-juventude-negra-foto-alepe-07-08-15Coordenador-geral da frente e requerente do debate, o deputado Ossesio Silva (PRB-PE) destacou que “a juventude negra é alvo certeiro da exclusão social e da violação dos direitos humanos, sendo vítima de uma violência direcionada e de perfil definido. Não podemos assistir a esse genocídio e nos conformar com a banalização dessa violência”, declarou.

Os números expostos pelo Mapa da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2014, apontam que, entre 2002 e 2012, o número de homicídios de jovens negros no Brasil aumentou 38,7%, enquanto o número de assassinatos de jovens brancos caiu 24,8%. “A violência que ocorre em nossa sociedade é direcionada aos jovens negros de periferia”, ressaltou a deputada Teresa Leitão (PT), integrante da Frente.

Para a procuradora do Ministério Público de Pernambuco e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre Discriminação Racial (GT Racismo), Maria Bernadete Azevedo, “vivemos um momento em que se naturaliza o preconceito, o genocídio e a ausência de negros nas instituições”. Ela também chamou a atenção para a necessidade de aplicação a Lei Federal nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira.

Representando a Polícia Militar (PM), a Capitã Lúcia Helena, que coordena o GT Racismo da PMPE, pediu o apoio da assembleia na capacitação dos policiais do Estado. “Fazemos capacitações anuais, mas acho que é pouco. Debater o racismo é extremamente importante para que possamos combatê-lo”, disse.

O extermínio da juventude negra já foi discutido na Assembleia, este ano, em duas Audiências Públicas e será tema de seminário a ser realizado no dia 21 de agosto, pela Comissão de Cidadania. “A questão exige ações políticas concretas”, destacou o deputado Edilson Silva (PSOL), que preside o colegiado e é membro da Frente. Também membro do grupo, o deputado Eduíno Brito (PHS) sugeriu que a Frente se articule com outras casas legislativas do Nordeste: “A união dará maior alcance e força para os trabalhos”. Os deputados Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP) parabenizaram Ossesio Silva pela iniciativa do debate e desejaram sucesso nas atividades da Frente Parlamentar.

Texto e fotos: Ascom / Alepe
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend