A pedido de Ossesio Silva, Alepe discute extermínio da juventude negra em Pernambuco

A pedido de Ossesio Silva, Alepe discute extermínio da juventude negra em Pernambuco

Ossesio Silva é coordenador-geral da frente e foi o requerente do debate.

 

Recife (PE) – A chance de um jovem negro ser assassinado em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. O dado integra o estudo Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2014. Visando contribuir para a mudança desse cenário, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na última quinta-feira (6), Grande Expediente Especial para debater o tema e dar início às atividades da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco.

ossesio-silva-prb-grande-expediente-debate-exterminio-juventude-negra-foto-alepe-07-08-15Coordenador-geral da frente e requerente do debate, o deputado Ossesio Silva (PRB-PE) destacou que “a juventude negra é alvo certeiro da exclusão social e da violação dos direitos humanos, sendo vítima de uma violência direcionada e de perfil definido. Não podemos assistir a esse genocídio e nos conformar com a banalização dessa violência”, declarou.

Os números expostos pelo Mapa da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2014, apontam que, entre 2002 e 2012, o número de homicídios de jovens negros no Brasil aumentou 38,7%, enquanto o número de assassinatos de jovens brancos caiu 24,8%. “A violência que ocorre em nossa sociedade é direcionada aos jovens negros de periferia”, ressaltou a deputada Teresa Leitão (PT), integrante da Frente.

Para a procuradora do Ministério Público de Pernambuco e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre Discriminação Racial (GT Racismo), Maria Bernadete Azevedo, “vivemos um momento em que se naturaliza o preconceito, o genocídio e a ausência de negros nas instituições”. Ela também chamou a atenção para a necessidade de aplicação a Lei Federal nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira.

Representando a Polícia Militar (PM), a Capitã Lúcia Helena, que coordena o GT Racismo da PMPE, pediu o apoio da assembleia na capacitação dos policiais do Estado. “Fazemos capacitações anuais, mas acho que é pouco. Debater o racismo é extremamente importante para que possamos combatê-lo”, disse.

O extermínio da juventude negra já foi discutido na Assembleia, este ano, em duas Audiências Públicas e será tema de seminário a ser realizado no dia 21 de agosto, pela Comissão de Cidadania. “A questão exige ações políticas concretas”, destacou o deputado Edilson Silva (PSOL), que preside o colegiado e é membro da Frente. Também membro do grupo, o deputado Eduíno Brito (PHS) sugeriu que a Frente se articule com outras casas legislativas do Nordeste: “A união dará maior alcance e força para os trabalhos”. Os deputados Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP) parabenizaram Ossesio Silva pela iniciativa do debate e desejaram sucesso nas atividades da Frente Parlamentar.

Texto e fotos: Ascom / Alepe
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest