A pedido de Marinho, Comissão do Esporte vai debater capoeira em audiência pública

A pedido de Marinho, Comissão do Esporte vai debater capoeira em audiência pública

De acordo com Marinho, pelo que a prática representa para o país é necessário debater a capoeira como manifestação esportiva e cultural.

 

Brasília (DF) – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (17), requerimento do presidente do colegiado, Márcio Marinho (PRB-BA), de audiência pública para debater a capoeira no Brasil. Em sua justificativa, o parlamentar destaca a importância da capoeira como patrimônio cultural brasileiro e sua disseminação como esporte, dança, cultura popular, lazer e meio de inserção social.

Os primeiros traços da capoeira surgiram da luta, sem arma, dos negros africanos, que chegaram ao Brasil, para se libertar. Perseguidos, só lhes restava a reação corporal, usando as mãos, pernas e cabeças como sua luta diária para sobreviver e buscar a liberdade pelo fim da escravidão e opressão no período colonial. “A capoeira é uma das manifestações mais expressivas da cultura brasileira. É a única arte marcial ou ‘dança marcial’ originalmente brasileira e por isso merece ser tratada com a nobreza que outras práticas desportivas”, disse Marinho.

O parlamentar republicano destaca que é importante valorizar a capoeira porque no passado já foi recriminada, tendo sido, inclusive, proibida pelo Código Penal, no século XVIII. Seus praticantes eram perseguidos, severamente punidos e mandados para colônias penais.

A prática só foi reconhecida em 1937, depois que o Mestre Bimba a apresentou ao então Presidente da República Getúlio Vargas, que a declarou esporte nacional. “Atualmente é a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título deve ajudar a preservar essa arte, dança e cultura tão popular para o Brasil a ser praticada e reconhecida no mundo”, completou Marinho.

De acordo com Marinho, pelo que a prática representa para o país é necessário debater a capoeira como manifestação esportiva e cultural. O ministro do Esporte, George Hilton (PRB) e representantes da categoria serão convidados para debater o tema.

Texto: Luis Augusto / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest