A pedido de Marinho, Comissão do Esporte vai debater capoeira em audiência pública

A pedido de Marinho, Comissão do Esporte vai debater capoeira em audiência pública

De acordo com Marinho, pelo que a prática representa para o país é necessário debater a capoeira como manifestação esportiva e cultural.

 

Brasília (DF) – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (17), requerimento do presidente do colegiado, Márcio Marinho (PRB-BA), de audiência pública para debater a capoeira no Brasil. Em sua justificativa, o parlamentar destaca a importância da capoeira como patrimônio cultural brasileiro e sua disseminação como esporte, dança, cultura popular, lazer e meio de inserção social.

Os primeiros traços da capoeira surgiram da luta, sem arma, dos negros africanos, que chegaram ao Brasil, para se libertar. Perseguidos, só lhes restava a reação corporal, usando as mãos, pernas e cabeças como sua luta diária para sobreviver e buscar a liberdade pelo fim da escravidão e opressão no período colonial. “A capoeira é uma das manifestações mais expressivas da cultura brasileira. É a única arte marcial ou ‘dança marcial’ originalmente brasileira e por isso merece ser tratada com a nobreza que outras práticas desportivas”, disse Marinho.

O parlamentar republicano destaca que é importante valorizar a capoeira porque no passado já foi recriminada, tendo sido, inclusive, proibida pelo Código Penal, no século XVIII. Seus praticantes eram perseguidos, severamente punidos e mandados para colônias penais.

A prática só foi reconhecida em 1937, depois que o Mestre Bimba a apresentou ao então Presidente da República Getúlio Vargas, que a declarou esporte nacional. “Atualmente é a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título deve ajudar a preservar essa arte, dança e cultura tão popular para o Brasil a ser praticada e reconhecida no mundo”, completou Marinho.

De acordo com Marinho, pelo que a prática representa para o país é necessário debater a capoeira como manifestação esportiva e cultural. O ministro do Esporte, George Hilton (PRB) e representantes da categoria serão convidados para debater o tema.

Texto: Luis Augusto / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest