A pedido de Alan Rick, senador baiano retira emenda que prejudicava acrianos que estudam na Bolívia

Por solicitação do deputado Alan Rick, o senador Otto Alencar retirou do relatório a exigência de residência médica de dois anos no país em que o aluno concluiu o curso.

 

Brasília (DF)O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) participou de reunião com o senador Otto Alencar no último dia 20. Na pauta, a retirada de emenda  do relatório ao Projeto de Lei  nº 138/2012 que exigia residência médica de dois anos no país em que concluiu o curso ou em um terceiro país antes da aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida) no Brasil.

“Assim que eu soube da matéria dessa emenda, já fui atrás para garantir que o relatório fosse modificado. Articulei reuniões na Câmara e no Senado. E o senador, em gesto de humildade e nobreza anunciou a retirada desta obrigatoriedade de residência no exterior. Expliquei a ele que só no Acre são cerca de quatro mil estudantes, totalizando 20 mil em todo o país. Essa é uma grande conquista. Os estudantes de medicina no exterior e seus familiares podem comemorar”, afirmou Alan Rick.

No conteúdo do seu novo relatório, o senador emite parecer favorável à instituição do Revalida e propõe que o exame seja aplicado no primeiro trimestre de cada ano, sendo a residência médica realizada no país em que o estudante almejar. “Não sabia da enorme quantidade de estudantes de medicina que havia fora do país. Ouvi relatos emocionados de mães e pais que fizeram sacrifício, se desfizeram do que tinham para poder pagar o curso para os filhos”, revelou o senador.

Alan Rick recebeu o apelo de várias famílias de estudantes que cursam medicina no exterior e se prontificou de imediato a lutar para mudar o conteúdo desta emenda. O republicano garantiu que vai acompanhar a tramitação da proposta na Casa. “Sabemos da dificuldade que é, tanto emocional como financeira, para esses estudantes conseguirem concluir o curso longe de seus lares, família e amigos. Aumentar mais dois anos a permanência deles no exterior, seria acabar com o sonho de milhares de pessoas. Esses médicos têm muito a oferecer ao Acre e ao Brasil. Vou continuar acompanhando o trâmite da matéria no Senado”, garantiu Rick.

 

Texto: Ascom – deputado federal Alan Rick
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest