“A comunidade surda vive amordaçada”, alerta Carlos Gomes

“A comunidade surda vive amordaçada”, alerta Carlos Gomes

Carlos Gomes já cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa Gaúcha e também trabalha por maior transparência no serviço público.

 

Brasília (DF) – Eleito pelo Rio Grande do Sul para exercer seu primeiro mandato de deputado federal, o republicano Carlos Gomes (PRB-RS) chega ao Congresso Nacional chamando atenção para um tipo de discriminação silenciosa que deixa milhares de brasileiros às margens da sociedade. Segundo ele, a comunidade surda vive “amordaçada” e a evasão escolar é enorme, pois não existem políticas públicas específicas para escola especial bilíngue no país.

“Vamos imaginar que uma pessoa surda sofre um tipo de violência, por exemplo. Como ela vai relatar aos delegados em língua brasileira de sinais (Libras)? Não há funcionários habilitados no serviço público para compreender este tipo de declaração. Se nós, que somos ouvidos, temos uma dificuldade enorme de nos fazer compreender nas demandas diárias, imaginem essas pessoas que vivem como se fossem estrangeiros dentro do seu próprio país”, reclamou o deputado.

Gomes informou que contratou um professor de libras para trabalhar em seu gabinete e que essa deve ser uma das bandeiras de seu mandato. “Já estive numa audiência pública com mais de 600 surdos e me senti impotente por não compreender a linguagem deles. Acredito que não devemos tratá-los como deficientes, mas como pessoas que vivem em desvantagem por estarem em minoria. Temos que aumentar o número de profissionais que falam libras no país para garantir dignidade à essas pessoas”, acrescentou.

Carlos Gomes já cumpriu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa Gaúcha e também trabalha por maior transparência no serviço público.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest