8,7% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler e nem escrever, segundo pesquisa

Preocupado, o deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) acredita que o aprendizado frequente é indispensável para o profissional.

Publicado em 30/5/2014 - 00:00

Escolas-nao-podem-ser-apenas-depositos-de-estudantes-diz-Evandro-Garla-durante-debate-sobre-Plano-Distrital-Educacao-01-05-14
Garla alerta  dados do PNAD  sobre a educação brasileira

Brasília (DF) – A pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD) de 2012 contabiliza 13,2 milhões de analfabetos puros, ou seja, 8,7% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler e nem escrever. Mas o problema ganha contornos bem mais sombrios quando se pensa nos analfabetos funcionais. São aqueles que passaram pela escola sem aprender a ler, a escrever ou fazer simples contas, sendo incapazes de entender plenamente um manual de funcionamento de uma máquina moderna de uma ordem transmitida por escrito no local de trabalho.

De acordo com recente relatório da Unesco estão nessa situação mais de 65% dos brasileiros de 15 a 64 anos, ou seja, apenas um entre quatro pessoas têm habilidades para continuar aprendendo. Preocupado, o deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) acredita que o aprendizado frequente é indispensável para o profissional. “O cenário educacional para os próximos anos nos preocupa muito, pois se não houver uma revolução no ensino atual, dois terços da população será condenada ao analfabetismo funcional. É necessário investir em um ensino de qualidade para que os jovens não abandonem a escola”, enfatiza Evandro Garla.

Texto: Geysa Albuquerque / Ascom – deputado distrital Evandro Garla

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend