Acompanhados, vamos mais longe

Representação feminina

Em nosso partido há espaço para todas as mulheres, não há mais ou menos importantes

Publicado em 6/3/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 18:08

Estamos na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher e elas têm feito a diferença em vários segmentos. Na política, sabemos que, infelizmente, não há representação proporcional, mas creio que a mudança desta estatística é uma questão de tempo. Nós do Partido Republicano Brasileiro temos muito que comemorar: nas últimas eleições, o número de mulheres eleitas pelo PRB cresceu 48%. Elegemos 11 prefeitas, 1 vice-prefeita e 228 vereadoras em todas as regiões do país. Tal resultado é fruto do trabalho realizado ao longo dos 11 anos de existência da legenda, que tem o objetivo de que o público feminino tenha participação efetiva na vida política do país.

Para se ter uma ideia, das 18 mil candidaturas que o partido disputou, 5.773 foram mulheres em 2.162 municípios brasileiros. O trabalho do PRB Mulher cresce em todo país e é fundamental para chegarmos a tais números. Nos eventos, observamos o público heterogêneo com coordenações estaduais em 22 estados e coordenações municipais em 15 cidades.

Em nosso partido há espaço para todas as mulheres, não há mais ou menos importantes. Parabenizo cada militante, vereadoras e deputadas, mas gostaria de destacar a participação efetiva de nossas deputadas federais.

A coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), eleita em 2014, é um exemplo de que lugar de mulher é na política sim! De origem humilde, ela trilhou caminhos muito difíceis e hoje nos enche de orgulho. É uma representante não só das mulheres, mas da população em geral, com iniciativas tais como o Projeto de Resolução 137/16, que tramita na Câmara, que cria o ‘Prêmio Brasil Menos Discriminação Racial’ para destaques na luta contra o racismo a ser entregue anualmente, na semana do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Tia Eron (PRB-BA) é uma das referências de militância pela defesa dos direitos da mulher na Bahia. Como esquecer o bordão ‘Ninguém manda nessa nega’, que se tornou o nome de uma campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, instituído em 1992, como marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

Outro exemplo é a deputada federal Clarissa Garotinho (PRB-RJ), licenciada do mandato para chefiar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro. Ela tem capital político e sempre fez a diferença como vereadora, deputada estadual e federal. Tenho certeza que acrescentará muito no trabalho que o prefeito vem realizando.

Ainda falando sobre a pluralidade do PRB, destaco a chegada das três vereadoras indígenas eleitas no último dia 2 de outubro. Em Comodoro (MT), foi eleita a jovem indígena Érika Negarotê (MT); em Santa Helena de Minas (MG), foi eleita Margarida Maxacali; e Ipuaçu (SC), a vereadora Marizete Belino. O partido busca representantes em todos os segmentos, acreditamos ser uma forma eficaz para que haja representatividade.

No Estado do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella nomeou várias mulheres para cargos importantes. A inspetora Tatiana Mendes é a nova chefe-geral da Guarda Municipal e comandará cerca de 7 mil homens, dividirá com a Polícia Militar a responsabilidade pela segurança pública na cidade.

Crivella também nomeou várias secretárias de governo, além de superintendentes regionais, e assim confirmamos a nossa vocação de acreditar na força feminina. Conforme sempre afirmou o ministro e presidente do PRB licenciado, Marcos Pereira, “a mulher não é uma cota e, sim, uma necessidade para o nosso partido”.

Republicanas, militantes e eleitoras, muito sucesso! Contem conosco, acreditamos em cada uma e podem esperar, pois, em 2018, muitas serão protagonistas do aumento de nossas estatísticas como deputadas estaduais, federais e governadoras. Estamos prontos para apoiá-las, avante!

Senador Eduardo Lopes
Presidente Nacional do PRB (Interino)

Reportar Erro
Send this to a friend