A quem interessa o voto em branco ou nulo?

A quem interessa o voto em branco ou nulo?

O voto em branco ou nulo favorece a quem? Quando você vota desta forma está ajudando a que tipo de político se eleger?  Quando você deixa de votar está colaborando para a diminuição do quociente eleitoral, o que permitirá que pessoas com menos votos se elejam. Os votos em branco ou nulos impactam na diminuição da quantidade de votos válidos.  A conta não é complicada de se fazer: quanto mais votos nulos ou em branco, menos votos válidos um candidato precisará receber para ser eleito.

O voto em branco ou nulo ajuda quem não tem voto. Beneficia os que têm medo da disputa, os donos de “currais eleitorais”. Os eleitores que votam em branco diminuem o quociente eleitoral e ajudam as pessoas que não lhe representam.

É fundamental que o eleitor escolha um candidato e vote consciente de que o político o representará, que adiante, inclusive, poderá fazer elogios, críticas e até reivindicar promessas não cumpridas.

Pesquisa feita recentemente pelo Ibope mostra que a desconfiança na política é o que aumenta o índice de voto em branco e nulo. Sinaliza também que, nas maiores capitais brasileiras, a intenção de eleitores que declaram que votarão em branco ou nulo cresceu em relação a 2012. Este é um dado importante nas semanas que antecedem a eleição municipal.

Nas duas principais cidades brasileiras o cenário em relação a esta questão cresceu. No Rio de Janeiro, em setembro de 2012, o percentual de brancos e nulos entre os entrevistados pelo Ibope era de 10%, hoje, chega a 19%. Em São Paulo, os votos em branco e nulo aumentou de 10% para 13%.

Sempre costumo falar sobre a política e a politicagem. Política é o que fazer e como fazer para melhorar a mobilidade urbana, a saúde, a segurança, a educação, o saneamento básico, o trabalho e renda, e é o que o PRB tem propagado em todo o país. Já a politicagem é quando um grupo de pessoas se reúne em benefício próprio.

Quando o eleitor não se coloca na posição de decisão, não vota de forma consciente e correta dá oportunidade de alguém fazer isso por ele. Dá a chance de maus políticos  permanecerem ou dá espaço para outros tão maus quanto seus antecessores. Estas pessoas vão representar quem?

O Sistema Eleitoral Brasileiro é representativo, o eleitor vota uma vez, mas o seu representante, o político, que foi eleito democraticamente, votará quatro anos por você para o que é bom e para o que é ruim. Neste momento, o eleitor não terá voz nem acesso. A quem irão reclamar?

Peço atenção especial a esta questão nesta retal final da campanha eleitoral. Vamos às ruas com determinação, conquistando voto a voto, explicando aos indecisos e aos convictos que votarão nulo ou em branco, que esta jamais será a melhor opção.

Poder só é poder quando exercido em sua plenitude. Voto é o seu poder, cidadão! Vamos às urnas com certeza e poder de decisão. Avante!

Eduardo Lopes 
Presidente Nacional do PRB (Interino)

 

Site: http://eduardolopes10.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/eduardolopesprb
Twitter: https://twitter.com/EduardoLopesPRB
Instagram: https://www.instagram.com/eduardolopesprb/

 

 

LEIA TODAS AS PALAVRAS DO PRESIDENTE
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

[fbcomments]

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest