O futuro do Brasil é agora

marcos-pereira-prb-foto4-destac-douglas-gomes

Não é possível concordar com resultados tão pífios na educação, diz Pereira

 

Olá republicanos de todo o Brasil.

Neste 12 de outubro, Dia das Crianças, quero refletir com vocês sobre o futuro do Brasil. Afinal de contas, falar de criança é falar de sonhos e esperança. É imaginar e projetar, através delas e para elas, um país melhor.

Não podemos concordar com a “Pátria Educadora” figurando sempre nas últimas colocações de avaliações internacionais de desempenho escolar. Não é possível admitir resultados tão ruins e não se indignar.

Veja só: em maio, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um ranking mundial de qualidade da educação. O Brasil ficou na 60ª posição entre os 76 países avaliados.

Não sou especialista no assunto, mas não precisa ser expert para entender que vamos mal. As variáveis que têm posto o Brasil em situação tão vexatória são muitas, e os governos parecem não se importar como deveriam.

O professor continua sendo tratado como profissional de segunda linha. Falo como professor universitário. A condição dos colegas da rede pública é trágica. São tratados como gasto, não como investimento. Um erro.

As escolas públicas não acompanharam a evolução do nosso tempo. O Brasil é o antepenúltimo colocado de 31 países em ranking de habilidades digitais elaborado pela OCDE, à frente apenas de Emirados Árabes e Colômbia.

O ensino também precisa se adaptar a essa nova realidade e levar em consideração que a criança e o jovem de hoje não são os mesmos de 10, 20 ou 30 anos atrás. A aula nos moldes do passado já não é atrativa para o estudante.

Além de tudo isso, o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de Educação não podem ser tratadas como mais uma pasta em meio a outras tantas que compõem os governos. Deve ser a mais importante.

É inaceitável que a Educação seja usada como moeda de troca política ou prêmio de consolação. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e trabalhar continuamente por esses resultados.

O Brasil só vai avançar de verdade quando entendermos que o país do futuro se constrói agora, e as crianças são sim nossa maior esperança. Tirar delas a chance de ser alguém na vida é cortar na nossa própria carne.

Boa semana a todos.

 

Marcos Pereira

Advogado e Presidente Nacional do PRB

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

Flickr: https://www.flickr.com/photos/marcospereira1010/albums

LEIA TODAS AS PALAVRAS DO PRESIDENTE
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

[fbcomments]

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest